Super.FC
@otempo
27/10/21
14h39

Quem viu e viveu

Paulo Autuori analisa momento do Cruzeiro e lamenta: 'parece que não é real'

Comandante esteve na Toca da Raposa II em três oportunidades; a primeira, em 1997, foi a mais marcante, com o título da Libertadores e o Mineiro daquele ano

Paulo Autuori destacou que clubes desequilibram sua história por títulos — Foto: Reprodução / YouTube
Super.FC | @otempo
27/10/21 - 14h39

Técnico campeão da Libertadores com o Cruzeiro em 1997, o hoje diretor técnico do Athletico Paranaense, Paulo Autuori, foi o entrevistado do Super.FC 1ª edição desta quarta-feira (27) e lamentou o momento que a Raposa atravessa. Parte de tempos memoráveis do clube, Autuori chegou a apontar que o momento do Cruzeiro é inacreditável. 

O dirigente ressaltou a importância dos gestores do futebol terem um comprometimento em preservar a história de gigantes do esporte nacional, como o Cruzeiro. 

"Para ser sincero, até agora, eu não consigo acreditar que tudo o que está passando com o Cruzeiro seja realidade. É impensável um clube do porte do Cruzeiro, campeoníssimo, vitorioso em todos os sentidos, sempre com equipes qualificadas e altamente competitivas, por isso a conquista de tantos títulos. Mas temos que separar o que são equipes de futebol e clubes. E eu acho que hoje deveria existir uma grande preocupação dos dirigentes em manter um clube estável para que pudessem ter equipes de futebol concentradas com a história desses clubes. O Cruzeiro é um desses casos", destacou Autuori. 

O diretor salientou ainda que o preço de ser campeão por vezes desequilibra clubes que não possuem uma administração correta. O estrago é danoso, como o que vem sendo registrado no Cruzeiro. 

"Por vezes você ganha títulos desequilibrando imensamente o clube como instituição. Para nós é lamentável sentir um gigante como o Cruzeiro dessa maneira, eu me refiro, evidentemente, ao estrago como instituição, como clube", acrescentou Autuori à Super.

Apesar de frisar novamente o sentimento de incredulidade com o que vem acontecendo no clube clube estrelado, Paulo Autuori acredita que o Cruzeiro vai conseguir se reerguer. No entanto, voltou a frisar que, para isso, é preciso ter sustentabilidade. 

"Pela sua grandiosidade, pela torcida extraordinária que tem, o Cruzeiro vai conseguir ultrapassar este momento tão difícil, que já dura há algum tempo. Espero que consiga de maneira sustentável, ou seja, que mantenha o resto de sua história um equilíbrio muito grande em relação àquilo que é como instituição e certamente voltará a ter conquistas como já acostumou-se no futebol brasileiro e em termos internacionais também pela história extraordinária que tem, que possui. Para nós, profissionais, é sempre muito difícil, para mim, particularmente, volto a frisar, parece que não é algo que seja real. Porque quem viveu o Cruzeiro em outros momentos sabe perfeitamente que clube era, extraordinário, e certamente voltará a ser muito em breve, não tenha dúvidas disso", finalizou o diretor técnico do Athletico Paranaense, semifinalista da Copa do Brasil. 

Paulo Autuori voltou ao Cruzeiro em mais duas ocasiões: em 1999 e 2007. Estas duas passagens foram sem brilho. Em 1999, ele assumiu no lugar de Levir Culpi e resistiu até o fim do Mineiro, dando lugar a Marco Aurélio, que ganharia a Copa do Brasil de 2000. Em 2007, ele substituiu Oswaldo de Oliveira e também permaneceu até a final do Mineiro, quando pediu demissão após o primeiro jogo decisivo contra o Atlético, quando a Raposa foi goleada por 4 a 0. Além da Libertadores de 1997, ele também faturou o Campeonato Mineiro daquele ano.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000