Acompanhado pelo advogado João Chiminazzo, do irmão e do pai, o goleiro Rafael esteve na tarde desta sexta-feira para reunir-se com o Cruzeiro, em audiência realizada na 19ª Vara da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte. A audiência terminou em um acordo entre as partes, com Rafael tendo o vínculo rescindido e liberado para assinar com qualquer outro clube. Com a saída do goleiro, o Cruzeiro completa um time de saídas apenas em 2020. Nada menos do que 11 jogadores já deixaram o clube.
De acordo com o advogado do jogador, o goleiro aceitou receber os atrasados a partir do meio de 2021. O principal interessado no atleta é o rival Atlético, que aguardava o encontro para intensificar as investidas pelo atleta, de 30 anos. Fontes informaram à reportagem do Super.FC que o acerto com o Galo está bem próximo de ser concretizado.
Chamou a atenção o fato de que nenhum representante do departamento de futebol celeste esteve no local da audiência ontem. O clube foi representado pela advogada Fernanda Saad. Na Justiça, Rafael cobra, além do pagamento de salário, direito de imagem, outras verbas trabalhistas, e a rescisão indireta do contrato de trabalho. A causa soma R$ 9 milhões.
Anteriormente, clube e goleiro buscaram uma rescisão amigável, mas ambos não chegaram a um consenso. O interesse do Atlético fez o clube celeste recuar, tanto que Saulo Fróes, presidente do Núcleo Dirigente Transitório, chegou a cogitar estabelecer uma multa no vínculo de Rafael para caso de acerto com o arquirrival. Na semana passada, no entanto, em conversa com fontes ligadas ao Cruzeiro, a informação é de que o advogado de Rafael estaria irredutível quanto às situações propostas pelo clube. Ontem, apenas o advogado do jogador falou com a imprensa. Rafael não se pronunciou.
Treinamento. Nos últimos dias, para não perder a forma física longe dos gramados, Rafael vem treinando ao lado do preparador de goleiros Robertinho, que também deixou o Cruzeiro.
Reserva de Fábio durante boa parte de sua passagem pelo time celeste, Rafael é o 15º goleiro que mais vestiu a camisa do Cruzeiro em toda a história. No retrospecto, ele acumula 112 jogos. O jogador permaneceu no clube por 18 anos, chegando para as categorias de base em 2002.
No ano passado, ele foi utilizado em quatro partidas. Pelo time celeste, ele conquistou dez títulos: Brasileiro (2013 e 14), Copa do Brasil (2017 e 18) e Mineiro (2008, 2009, 11, 14, 18 e 19). Ele também conquistou a Copa São Paulo de futebol júnior, em 2007.