Josias Pereira
@superfcoficial
21/08/19
08h00

Boletim médico

Progressão e previsão: como anda a recuperação de Rodriguinho no Cruzeiro

Jogador fez sua última partida no dia 26 de maio, em derrota para a Chapecoense; depois disso, ele precisou passar por uma cirurgia na lombar

Rodriguinho vem evoluindo bem em pós-operatório; previsão segue de oito a doze semanas — Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
Josias Pereira | @superfcoficial
21/08/19 - 08h00

Contratado como um dos grandes jogadores do Cruzeiro para esta temporada, o meia Rodriguinho anda fora dos holofotes, até mesmo um tanto quanto esquecido por conta de uma cirurgia na lombar devido a uma protusão discal aguda que estava interferindo em seu rendimento físico.

O Super FC conversou com Sérgio Campolina, chefe do departamento médico do Cruzeiro, sobre a recuperação do atleta. Atualmente, Rodriguinho se encontra na sexta semana de reabilitação. 

"Ele vai completar a sexta semana de pós-operatório da hérnia de disco que ele teve, uma hérnia extrusa, lombar, vem se recuperando bem, está na parte funcional, ou seja, treinando movimentos, fazendo um trabalho mais adinâmico na academia, com o auxílio da fisioterapia também. Mas vem se recuperando bem. Coluna é um pouco diferente de danos articulares, vai muito em cima da melhora clínica. Ele está respondendo muito bem ao tratamento. Espero que nas próximas semanas, a gente progrida um pouco mais. A ideia seria em torno da oitava semana fazer uma progressão propriamente dita. Ele está completando seis nesta semana, na sexta-feira, então ele está dentro do programado", explicou Campolina. 

A previsão do departamento médico é a liberação em torno de oito a 12 semanas. Mas tudo isso vai depender da evolução clínica do atleta, porque a lesão é incomum, sendo apenas o segundo caso no futebol do Cruzeiro. 

Campolina recorda ainda o caso de Wallace, ex-Sada Cruzeiro, que passou pela mesma cirurgia e retornou às quadras em 12 semanas. 

"É uma lesão que não tem características próprias. A programação / etapas vão depender da melhora do atleta. O Wallace voltou com 12 semanas, e ele é o parâmetro mais recente de lesão semelhante", concluiu Campolina. 

Rodriguinho é o vice-artilheiro do Cruzeiro, com oito gols marcados. Seu último jogo com a camisa celeste foi contra a Chapecoense, a derrota por 2 a 1, no Independência, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 26 de maio. O departamento médico do Cruzeiro tentou um tratamento convencional com o atleta, mas depois a ideia foi demovida e a intervenção cirúrgica foi programada. 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000