Tigre descansado

Próximo adversário, Criciúma fez menos da metade de jogos que o Cruzeiro

Adversário do Cruzeiro na próxima sexta-feira (27), pela Série B, Criciúma fez apenas 10 jogos oficiais nesta temporada; a Raposa já entrou em campo 26 vezes

Por Frederico Teixeira
Publicado em 24 de maio de 2022 | 11:21
 
 
 
normal

Próximo adversário do Cruzeiro na Série B do Brasileiro, sexta-feira (27), pela nona rodada da competição, o Criciúma não convive com um dos grandes problemas da maioria dos times brasileiros: o excesso de jogos. Até aqui, o time catarinense fez apenas 10 partidas oficiais na temporada, menos da metade que a Raposa, que já entrou em campo 26 vezes.

A explicação para o 'fenômeno' é simples: no ano passado, o Criciúma, apesar de ter conquistado o acesso da Série C para a Série B do Brasileiro, acabou rebaixado no campeonato estadual. E a segundona catarinense ainda não começou a ser disputada.

Desta forma, o Tigre fez até agora apenas dois amistosos, dois jogos pela Copa do Brasil e as oito partidas pela Série B do Brasileiro (veja quadro abaixo).

No somatório geral das partidas oficiais, o desempenho não é lá muito animador: foram apenas duas vitórias, cinco empates e três derrotas, com apenas 36% de aproveitamento.

A equipe acabou sendo eliminada precocemente da Copa do Brasil (passou a duras penas pelo Nova Iguaçu na primeira fase, mas acabou eliminado pelo Goiás), mas na Série B o time vem se mantendo até em posição 'razoável': com 10 pontos, ocupa a nona colocação na tabela.

Boa parte disso se deve a pontuação da equipe dentro de casa, no estádio Heriberto Hulse, onde ainda se encontra invicto: foram duas vitórias (Londrina e CRB) e dois empates (Sport e Novorizontino). Pra completar o bom momento, na última rodada a equipe comandada pelo técnico Cláudio Tencati conseguiu segurar um 0 a 0 com o favorito Grêmio, em Porto Alegre.

Em campo, a equipe catarinense conta com alguns jogadores conhecidos da torcida mineira, sendo que alguns deles até já atuaram pelo Cruzeiro, como o lateral esquerdo Marcelo Hermes e o atacante Marquinhos Gabriel. O último, entretanto, não poderá enfrentar a Raposa, já que ainda se recupera de uma lesão na coxa.

Outro jogador com passagem pelo futebol mineiro é o atacante Caio Dantas, que já defendeu o América. Nesta temporada, ele até chegou a acertar transferência para o Cruzeiro, mas acabou não sendo aprovado nos exames médicos e depois assinou com o Criciúma.

Com tão poucas partidas oficiais, o Criciúma segue acertando o seu elenco. Recentemente, dispensou o atacante Negueba. E nesta segunda (23), apresentou o zagueiro Kadu Ribeiro, de 25 anos, ex-Hercílio Luz.


O Tigre em 2022

Time base:
Gustavo; Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Rayan (Zé Marcos) e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson e Fellipe Mateus; Rafael Bilu, Hygor e Thiago Alagoano (Marquinhos Gabriel)
Técnico: Cláudio Tencati

 

Amistosos:
6/2 - Criciúma 0x0 Athlético-PR
12/2 - Criciúma 2x0 Glória

Copa do Brasil
24/2 - Nova Iguaçu 0x0 Criciúma
17/3 - Goiás 1x0 Criciúma 

Série B
14/4 - Criciúma 1x0 Londrina
23/4 - Criciúma 1x1 Sport
27/4 - Guarani 1x0 Criciúma
1/5 - Criciúma 1x1 Novorizontino 
4/5 - CSA 1x1 Criciúma
7/5 - Operário 2x0 Criciúma
14/5 - Criciúma 3x0 CRB
19/5 - Grêmio 0x0 Criciúma
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!