Depois do Centro Paralímpico do Brasil ser reaberto para treinos com presença restrita de atletas, agora chega a vez do local que, costumeiramente, recebe os membros dos esportes olímpicos.
O Centro de Treinamento, localizado no Rio de Janeiro ao lado do Parque Aquático Maria Lenk, será reaberto na próxima segunda-feira. Como não podia deixar de ser, muitas regras de circulação em virtude da pandemia do coronavírus. Por enquanto, somente atletas que moram no Rio de Janeiro e que já estão classificados ou perto da vaga para a Olimpíada de Tóquio vão usar a estrutura.
Para circular no local, somente quem testar negativo para a Covid-19. Os primeiros locais a serem usados serão as piscinas olímpica e de saltos, além da Sala de Força e Condicionamento e o Laboratório Olímpico.
“O COB segue priorizando a segurança, saúde e integridade física de todos os envolvidos com a prática esportiva de alto rendimento no país. Desde o início da pandemia, realizamos uma série de ações visando minimizar o impacto na preparação dos atletas. Agora temos a abertura gradual do Centro de Treinamento Time Brasil, uma ação muito bem planejada, feita seguindo todos os cuidados e recomendações das autoridades. Estamos felizes com a volta dos atletas ao nosso CT e esperamos que em breve ele possa estar funcionando em plena capacidade, sempre dentro dos protocolos”, afirmou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.
Além da reabertura do CT, o COB também planejou a presença de atletas de 16 modalidades para uma excursão, que ganhou o nome de 'Missão Europa'. Os primeiros embarques para Portugal começam na próxima sexta-feira, exigindo também um criterioso protocolo para evitar contaminação do coronavírus.
“Além da reabertura do CT Time Brasil e da Missão Europa, o COB vem atuando para recolocar nossos atletas em atividade. Estamos acompanhando todas as ações e as monitorando para identificar qualquer necessidade. Para o COB, nada é mais importante que o atleta, por isso todas as nossas atenções são voltadas para que consigamos retomar nossas atividades com segurança, dosando a carga de treinos e evitando riscos de lesões. O planejamento adequado e um monitoramento permanente serão fundamentais para passarmos por um dos momentos mais difíceis de nossa história”, declarou Jorge Bichara.