Daniel Ottoni
@superfcoficial
25/07/19
11h32

Tradição e muita história

Com mais de 1.000 atletas, prova de bike invade região de Diamantina

Evento movimenta a economia local com os hoteis recebendo importante ocupação, além do comércio ser beneficiado com a presença de centenas de participantes

Prova acontece em formato de maratona e conta com 39 categorias — Foto: Divulgação
Daniel Ottoni | @superfcoficial
25/07/19 - 11h32

A região de Diamantina será invadida por ciclistas de várias partes do país neste final de semana. Neste sábado e domingo, acontece na histórica cidade a 7ª edição do Sertão Diamante, competição da modalidade em formato de maratona.

Além de exigir o rendimento dos atletas, divididos em 39 categorias, o evento movimenta a economia local com os hoteis recebendo importante ocupação, além do comércio também ser beneficiado com a presença de centenas de participantes.

Nos últimos anos, estiveram presentes ciclistas amadores de vários Estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Goiás, além do Distrito Federal. Depois de começar com 150 atletas, a edição de 2018 teve 1.070 participantes. A prova é reconhecida, tendo chancela e supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo, valendo pontos nos rankings brasileiro e mineiro de Mountain Bike. Depois das duas primeiras edições terem o percurso entre Curvelo e Diamantina, a terceira, desde então, é realizada somente na região de Diamantina. 

No primeiro dia, os trajetos serão diferentes para categorias de exigências distintas. No sábado, dentro do Parque Estadual do Biribiri, serão 95 km ou 60 km. No segundo dia, o destino será o Distrito de Extração (Curralinho), com os dois percursos sendo de 63 km. Uma inovação deste ano é percurso de 30 km em cada dia destinado à categoria Infanto Juvenil – 12 a 15 anos.

O evento foi criado em 2013 pelo amigos de Curvelo Antônio Marcos Fernandes, Antônio Ricardo Fernandes e Paulo Henrique Pereira. Desde então, a grande presença de participantes tem mostrado que a decisão foi acertada, com muitos interessados marcando presença a cada ano. Os participantes fazem doação de 2 kg de alimento não-perecível, que são doados a moradores de comunidades e projetos sociais da região. Em todos os anos, a organização promove melhorias no trajeto, como reconstrução de pontes e estradas. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina e patrocínio Tripp Aventura e Groove Bikes.

 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000