AFP
21/07/21
12h00

Basquete

Milwaukee Bucks vence Phoenix Suns e conquista de virada título da NBA

Equipe do estado de Wisconsin fez 4 a 2 na série de sete jogos finais

Antetokounmpo foi o grande nome do jogo — Foto: Garrett Ellwood / NBAE via Getty Images / AFP
AFP
21/07/21 - 12h00

Com 50 pontos e 13 rebotes da estrela grega Giannis Antetokounmpo, o Milwaukee Bucks derrotou o Phoenix Suns por 105 a 98 nessa terça-feira (20) e se sagrou campeão da Liga Americana de Basquete (NBA), seu primeiro título desde 1971. 

Com este resultado, a equipe do estado de Wisconsin fez 4 a 2 na série de sete jogos finais da NBA, tornando-se o quinto time a alcançar o troféu depois de perder as duas primeiras partidas decisivas. 

Os Bucks, que tiveram que esperar 50 anos para chegar ao segundo título da liga americana, após a conquista em 1971, registraram nesta temporada o recorde 10 vitórias (e uma derrota) fora de casa nos playoffs. 

Por sua vez, os Suns, que buscavam a primeiro título na NBA em seus 53 anos de história, não conseguiram forçar um sétimo jogo final, que seria em casa.

Estrela da temporada

Diante de 18 mil pessoas presentes na arena do Milwuakee, Giannis Antetokounmpo comandou sua equipe e fez praticamente metade dos pontos do time. Por conta de sua atuação na série decisiva, o grego, filho de pais nigerianos, foi eleito o MVP das finais.

"Quero agradecer a Milwaukee por acreditar em mim. Quero agradecer aos meus companheiros por jogarem comigo", disse Antetokounmpo ao receber o prêmio de MVP. 

"Agradeço por ter alcançado esse feito", concluiu.

E o ala-pivô de 26 anos brilhou nesta terça desde o primeiro minuto de uma partida que foi tensa até o encerramento.  

No primeiro quarto, o Phoenix pouco produziu e os donos da casa abriram um vantagem, dominando os lances no garrafão para fechar a etapa por 29 a 16.

No tempo seguinte, os Suns acordaram e conseguiram a virada, com destaque para a atuação de Chris Paul, que fez 10 pontos, e fecharam em 31 a 13, com o placar marcando o total de 47 a 42 para os visitantes.

No terceiro período, Giannis voltou com força total, e fez 20 pontos, enquanto Devin Booker mantinha as esperanças de vitória da equipe texana, ao fazer 11 pontos na etapa, que chegou ao fim com empate por 77 a 77 no placar (Bucks 35 a 30).

Na última parte do jogo, os anfitriões elevaram o ritmo e fecharam em 28 a 21, com o placar total de 105 a 98, encerrando assim uma espera de meio século pelo tão desejado título da NBA. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000