O deputado estadual Léo Portela (PR) promete começar, nesta quarta-feira (10), a coleta de assinatura dos colegas na tentativa de ingressar com um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que investigue a concessionária Minas Arena, gestora do Mineirão. São necessárias 27 assinaturas dos 77 parlamentares para a CPI ser instaurada.

Desde 2014, esta seria a quinta tentativa de se instalar uma CPI do Mineirão. “No último mandato, não se conseguiu o número necessário de assinaturas para a CPI. O governo Pimentel trabalhou forte para que ela não fosse para frente. Estamos ingressando com o requerimento com base nas declarações do Itair Machado, que repercutiram”, afirmou o deputado Léo Portela, ao Super FC.

Em entrevista à Rádio 98, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, informou que a empresa notificou o clube para o pagamento em 30 dias de uma dívida acumulada de R$ 26 milhões, sob risco de rompimento do contrato de inadimplência.

“Existem vários fatos, investigação do Ministério Público, maquiagem de números, fraude fiscal, desvio na execução das obras”, destacou Léo Portela, que é cruzeirense, citando as denúncias feitas pelo então deputado Iran Barbosa. Se conseguir as assinaturas, o pedido é entregue ao presidente da Casa, que decidirá instalá-la ou não.

Procurada, a concessionária disse que o contrato da Minas Arena com o Mineirão está absolutamente dentro da lei.