Tragédia do Sarriá

Grandes pelo caminho e Polônia em terceiro: as surpresas e decepções da Copa

Além do Brasil, grande favorito, a Espanha, dona da casa, e a Argentina, então atual campeã, também foram eliminadas precocemente

Por Daniel Seabra
Publicado em 05 de julho de 2022 | 05:15
 
 
 
normal

Como em todas as Copas do Mundo, a de 82 teve suas surpresas e decepções. Além do Brasil, outras três seleções consideradas grandes deram adeus ao Mundial na segunda fase: Inglaterra, Espanha, dona da casa, e Argentina, que chegou com moral por ter sido campeã na Copa de 1978.

Confira edição especial do podcast Rotas da Bola sobre a Copa de 82

Além delas, caíram nesta fase a Bélgica, a União Soviética, a Irlanda do Norte e a Áustria. Ainda na primeira fase, quem deu adeus foram outras duas tradicionais seleções sul-americanas: Chile e Peru, assim como Tchecoslováquia e Iugoslávia.

A principal surpresa pode ser considerada a Polônia. Terceira colocada na Copa, só ficou atrás das finalistas Itália e Alemanha. O time que tinha como grandes destaques seus atacantes Lato, Smolarek e Boniek, era comandado por Antoni Piechniczek.

Os poloneses vinham de uma grande década anterior. Depois de não participarem da Copa de 70, no México, alcançaram um terceiro lugar, na Copa de 74, na Alemanha, e ficaram em quinto, no Mundial de 78, na Argentina.

Da magia ao pesadelo: os 30 anos da tragédia do Sarriá

Chegaram para a Copa de 82 na liderança de seu grupo nas Eliminatórias, com 100% de aproveitamento, superando, inclusive, a Alemanha Oriental. Nas semifinais da Copa, caíram diante da Itália, que seria a campeã, perdendo por 2 a 0 (dois gols de Paolo Rossi), e na decisão do terceiro lugar, bateram os franceses por 3 a 2.

Paulo Isidoro e a grande decepção: ‘Mudou o futebol brasileiro’

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!