Tragédia

Kobe Bryant morre em queda de helicóptero

Ex-jogador do Los Angeles Lakers morreu na manhã deste domingo nos Estados Unidos

Por Da redação
Publicado em 26 de janeiro de 2020 | 16:40
 
 
 
normal

O ex-jogador da NBA Kobe Bryant, 41, estava com ao menos outras três pessoas em seu helicóptero particular quando a aeronave caiu, na manhã deste domingo, em Calabasas, no estado norte-americano da Califórnia. Nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu.

Gianna Maria Onore, 13, uma das filhas de Bryant, também estava no helicóptero e morreu junto com o pai. 

Vanessa Bryant, esposa do atleta, não estava entre os tripulantes. Kobe deixa, além dela, suas outras três filhas - Natalia, Bianca e a recém-nascida Capri.

A causa da queda do helicóptero está sob investigação. 

Veja o local do acidente:

Carreira
Kobe Bryant é considerado um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos - ele participou 18 vezes do time de melhores do ano da liga, em 20 anos de carreira. Nesse período, conquistou cinco títulos da NBA (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010). Em outras duas ocasiões, foi derrotado com o Lakers na final. Ele se aposentou no ano de 2016, aos 37 anos. 

Bryant é o quarto maior cestinha da NBA com 33.644 pontos, atrás de Kareem Abdul-Jabbar, com 38.387, Karl Malone, com 36.928, e Lebron James, que o ultrapassou no sábado (25), ao completar 33.655 pontos marcados, feito pelo qual o próprio Bryant o parabenizou. 

Ao lado de outra lenda do basquete, Shaquille O’Neal, Bryant conquistou três finais da NBA consecutivas (2000, 2001 e 2002). 

Pela seleção dos Estados Unidos, Kobe Bryant faturou o ouro olímpico nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, e em 2012, em Londres. No Los Angeles Lakers, teve a camisa 8 e 24 aposentadas Em sua última partida como jogador profissional, anotou 60 pontos. Sua maior marca é diante do Toronto Raptors, em 2006, quando atingiu nada menos que 81 pontos.

Cinema

Notório admirador do cinema, Kobe Bryant também se aventurou na sétima arte. Após a aposentadoria das quadras, o ex-astro da NBA criou um poema no qual, repleto de lirismo e emoção, fala da sua relação e gratidão com o basquete. Intitluado “Dear Basketball”, a obra virou um curta de animação produzido e narrado por Kobe. 

Ele se uniu ao animador e também produtor  Glen Keane para criar “Dear Basketball”, curta de seis minutos que foi indicado e venceu o Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2018. Marcou história ao se tornar o primeiro atleta do basquete a ganhar a estatueta da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Assista ao filme:

Camisa do Galo

Em 2013, quando Ronaldinho Gaúcho jogava pelo Galo, o meio-campista se encontrou com o astro da NBA, Kobe Bryant, em um evento no Rio de Janeiro. Na ocasião, os esportistas trocaram camisas. 

Kobe Bryant morou na Itália dos seis aos 12 anos, quando o pai, Joe Bryant, jogou basquete no país. No início dos anos 1990, o Milan era uma verdadeira seleção de futebol, com os holandeses Marco Van Basten, Frank Rijkaard e Ruud Gullit, além de alguns dos principais nomes da seleção italiana, como Franco Baresi e o jovem Paolo Maldini, o que fez com Kobe virasse torcedor do time.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!