AFP
11/06/21
12h33

Austrália

Nadadora abandona seleção para as Olimpíadas por 'pervertidos misóginos'

Atleta diz que pessoas a fazem se sentir mal pelo seu corpo

Ela foi medalhista de prata nos Jogos do Rio — Foto: Instagram / divulgação
AFP
11/06/21 - 12h33

Maddie Groves, duas vezes medalhista olímpica australiana de natação, desistiu das provas para as Olimpíadas de Tóquio, após denunciar a presença no esporte de "pervertidos misóginos".

A jovem de 26 anos, medalhista de prata nos 200 metros borboleta e no revezamento 4x100 metros nos Jogos do Rio de Janeiro 2016, revelou sua decisão no Instagram na noite de quinta-feira (10). 

O processo de seleção para as Olimpíadas de julho começará no sábado (12), na cidade australiana de Adelaide.

"Que isso sirva de lição para todos os pervertidos misóginos nos esportes e seus puxa-sacos", escreveu.

"Não se pode mais explorar mulheres jovens e meninas, fazê-las sentir vergonha de seus corpos, ou temer por sua saúde e então esperar que elas representem você para que você possa ganhar seu bônus anual. Acabou!", protestou Maddie.

A nadadora não especificou a quem ela se referia.

Em novembro passado, ela se queixou no Twitter sobre uma "pessoa que trabalha na natação" que a fazia "se sentir mal pela forma" como a olhava. 

Dias depois, ela denunciou um "comentário sinistro" de um treinador não identificado, que disse ter-se desculpado, "talvez porque o psicólogo da equipe lhe tenha dito para fazer isso".

Kieren Perkins, presidente da Swimming Australia, órgão responsável pela natação no país, lamentou que a nadadora não tenha apresentado uma denúncia formal.

"A realidade é que isso é tudo que sabemos, o que está nas redes sociais. Ela nunca entrou em contato com a Swimming Australia. Não conseguimos falar diretamente com ela e falar de suas preocupações para averiguar o que está acontecendo", declarou Kieren ao Channel Nine nesta sexta.

"Infelizmente, as mensagens nas redes sociais não constituem uma denúncia válida para nós. É preciso sentar para falar disso com a gente", acrescentou.

"Gostaríamos de fazer isso e queremos que Maddie venha e fale conosco, se achar que consegue", completou. 

Apesar de sua retirada, Maddie Groves disse não ter a intenção de encerrar sua carreira e quer "participar de outras competições mais adiante este ano".

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000