O presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, vai ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (17) para uma reunião com a CBF, onde serão tratados os rumos do Campeonato Mineiro. A diretoria da entidade, que comanda o futebol nacional, vai se reunir com representantes de todas as federações do país para tratar do assunto, passar orientações e buscar soluções.
O Campeonato Mineiro foi suspenso no fim de semana por causa do risco de contágio do coronavírus. Devido à falta de datas no calendário nacional, muitos torcedores estão com medo de que a competição tenha que ser encerrada antes da hora. E aí, quem seria declarado campeão?
Essa é uma pergunta que nem a FMF tem como responder neste momento. A situação é tão atípica que não consta sequer no regulamento do Campeonato Mineiro. O parágrafo primeiro do artigo quinto, que trata do sistema de disputas, diz que “as datas de início e término poderão ser alteradas, excepcionalmente, a critério da DCO (Diretoria de Competições), desde que fundamentadamente”, mas não fala em interrupção da competição. Por se tratar de uma situação totalmente imprevisível, a questão está sendo tratada com muita cautela. Existe até a possibilidade de mudança no calendário nacional
Após o retorno de Adriano Aro do Rio de Janeiro, ele irá se reunir com a diretoria de competição das Federação Mineira para tratar do tema, o que deve acontecer a partir de quarta-feira (18). Mas, até o momento, ninguém na FMF trabalha com a possibilidade de encerramento da competição.
Ainda restam duas rodadas para serem disputadas da primeira fase do Campeonato Mineiro, além das semifinais em jogos de ida e volta, assim como a final também em duas partidas. Com 21 pontos, o América lidera a disputa, seguido de Tombense, com 20, Atlético, com 18, e Caldense, com 17.