Desde 2010, um ano após a união com o Cruzeiro, o Sada acumula números impressionantes. Com 50 campeonatos disputados, o time chegou em 44 finais e conquistou 36 títulos. A terceira contagem pode ser mudada na noite deste sábado (15), com a decisão do Sul-Americano contra o UPCN. A partida está marcada para 21h30, no ginásio do Riacho. Dentre todas as edições do torneio, essa é a final que mais se repetiu.

O Cruzeiro chega à sua oitava decisão de Sul-Americano de forma invicta. A equipe bateu Personal Bolívar (ARG) e Juan Ferreira (URU) na primeira fase, deixando o Taubaté para trás na semifinal. O confronto com a equipe paulista foi no sufoco e decidido no tie-break. Um teste de fogo para quem quer levar o torneio continental mais uma vez e ainda sendo o anfitrião da edição.

“Ontem foi um jogo definido nos detalhes. Não desistimos em nenhum momento. Jogando bem ou mal, buscamos a partida o tempo todo. O mais importante foi nosso espírito de luta e de entrega. Hoje vai ser um jogo disputadíssimo. O UPCN joga muito bem, faz um bom trabalho de defesa e contra-ataque”, diz Marcelo Mendez.

Cruzeiro e UPCN já se enfrentaram quatro vezes na final do Sul-Americano, com três conquistas para o time brasileiro (2012, 2014 e 2019) e uma para os argentinos (2015). Ao todo, o Sada soma seis títulos da competição, enquanto o UPCN busca o tricampeonato. 

“Novamente, final do Sul-Americano com o Cruzeiro. Sempre com eles, isso é muito bom. Agora, na casa do Sada, é ainda mais difícil. Para mim é um orgulho estar sempre onde está o Cruzeiro. A equipe é a melhor do mundo nos últimos anos, e estar onde estamos é um grande orgulho”, aponta Fabian Armoa, treinador do UPCN.

Na primeira fase, a equipe argentina esteve no Grupo B, pelo qual venceu Taubaté e Regatas Lima (PER). Na semifinal, passou pelo Personal Bolívar em clássico argentino no ginásio do Riacho.

Disputa do terceiro lugar

Antes da decisão, às 19h deste sábado, Taubaté e Bolívar vão fazer a disputa do terceiro lugar. A noite será protagonizada pelos dois encontros entre brasileiros e argentinos. Nessa sexta (14), o Regatas Lima ficou com o quinto lugar ao bater o Juan Ferreira (URU), que se despediu da competição com a pior campanha.

SADA CRUZEIRO x UPCN

Motivo: final do Sul-Americano de vôlei
Data: 15 de fevereiro, sábado
Horário: 21h30

Sada Cruzeiro: Cachopa, Evandro, Isac, Otávio, Facundo Conte e Perrín; líbero: Lukinha. Técnico: Marcelo Mendez

UPCN: Brajkovich, Uchicov, Ramos, Gauna, Toro e Lopez; líbero: Perren. Técnico: Fabian Armoa.