A sexta posição do Fiat Minas ao final da fase de classificação da Superliga masculina era esperada. Ciente da força dos quatro favoritos ao título, restava ao clube da Rua da Bahia disputar pela quinta posição com o Vôlei Renata (SP), que acabou levando a melhor no confronto direto. O saldo após as 22 rodadas poderia ser ainda mais positivo se não fosse pela 'síndrome de Robbin Hood' que afetou a equipe em algumas partes do torneio.
Enquanto caiu para adversários de menor expressão, o Minas venceu três dos times mais fortes do campeonato algo que poucos conseguiram na primeira fase. Resultados como derrota em casa por 3 a 0 para o Apan Blumenau (SC) e longe da torcida, pelo mesmo placar, para o Vôlei UM Itapetininga, fizeram o Minas deixar pontos pelo caminho que fizeram falta para uma melhor classificação. No confronto direto contra o Renata, vitória em Campinas por 3 a 0 e derrota em sets diretos na Arena da Rua da Bahia.
"Em algumas semanas, a equipe se mostrou mais cansada pela maratona de viagens dentro de um campeonato longo. Dormimos mal, com deslocamentos de madrugada, acho que isso reflete na recuperação dos atletas. O Cruzeiro agora enfrentou dificuldades com duas derrotas por 3 a 0, prefiro pensar que foram situações em alguns momentos pontuais", comenta o técnico Nery Tambeiro.
O que poderia ser um lado positivo é que os triunfos diante de EMS Taubaté Funvic (SP), Sesi (SP) e Sesc (RJ) vieram mais recentemente, mostrando uma melhora no nível de atuação com os play-offs batendo na porta. No entanto, foi no último sábado que o Minas voltou a desperdiçar pontos preciosos, como na derrota em casa para o Pacaembu Ribeirão Preto (SP) por 3 a 2, depois de vencer os dois primeiros sets.
No sábado, o Minas encara o rebaixado América fora de casa para cumprir tabela, em duelo que pode ser importante para colocar em prática um bom ritmo que precisará ser repetido nos play-offs, quando enfrentará o Sesc (RJ) no duelo em série de até três jogos. "Estamos colocando um novo tijolo a cada dia, mas sabemos que os play-offs são um outro campeonato. Ter vencido o Sesc nos dá uma motivação a mais, mostra que somos capazes de vencer um adversário deste nível", destaca Nery.
-
Cruzeiro | Últimas notícias, jogos, contratações e mais
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais
-
O que o Cruzeiro precisa fazer para chegar à Copa do Mundo de Clubes da FIFA?
-
Atlético-MG | Próximos jogos, resultados e notícias do Galo
-
América-MG | Notícias, jogos, classificações e mais