O Sada Cruzeiro está a um passo da final do Sul-Americano de vôlei. No entanto, para chegar em sua oitava decisão do torneio continental, o time celeste terá que passar pelo EMS Taubaté Funvic em semifinal nesta sexta (14), às 19h, no ginásio do Riacho. A equipe paulista é a atual campeã da Superliga Masculina e vice-líder da edição em andamento do certame nacional, que tem justamente o Cruzeiro na ponta.

As equipes vão reeditar a final do Sul-Americano de 2016, quando o Taubaté sediou a competição e perdeu para o Cruzeiro. Desta vez, a equipe mineira que é a anfitriã, sendo ainda a maior vencedora, com seis conquistas. Pela Superliga 2019/2020, as equipes se enfrentaram em dezembro, com vitória por 3 sets a 0 do Cruzeiro.

O Cruzeiro jogou na terça e na quarta-feira e por isso está mais descansado para a semifinal. A equipe esteve ‘de folga’ da competição nessa quinta (13), quando o Taubaté enfrentou o UPCN (ARG) para encerrar a primeira fase do Sul-Americano. Apesar do descanso para o elenco, o técnico Marcelo Mendez esteve nas arquibancadas do ginásio do Riacho para acompanhar a partida que definiu o adversário do Cruzeiro.

“O UPCN jogou muito bem. O Taubaté foi fazendo trocas, poupando jogadores, sem interessar muito o resultado. Hoje vamos enfrentar um grande time, com meia Seleção Brasileira, e vamos fazer o nosso melhor. O Taubaté é uma equipe com muitos atletas de nível internacional”, avalia o técnico cruzeirense.

O Taubaté entrou em quadra nessa quinta com a classificação já garantida, mas restava definir em qual colocação do Grupo B ficaria. Com derrota por 3 a 1 para o UPCN, o time brasileiro terminou a fase inicial do Sul-Americano na segunda posição, justamente atrás dos argentinos.

“Independente de contra quem fossemos jogar, seria muito duro, muito difícil. Vamos com tudo hoje [contra o Cruzeiro], é vida ou morte. Tenho certeza que vai ser um grande jogo porque as duas equipes tem atletas muito talentosos. São duas equipes em busca do título”, pontua Renan Dal Zotto, técnico do Taubaté.

A outra semifinal acontece às 21h30, entre os argentinos UPCN e Personal Bolívar. Antes, às 16h, terá a disputa do quinto lugar, entre Juan Ferreira (URU) e Regatas Lima (PER).

Sada Cruzeiro x Taubaté

Motivo: semifinal do Sul-Americano de vôlei
Data: sexta-feira, 14 de fevereiro
Horário: 19h
Local: ginásio do Riacho, em Contagem

Provável Cruzeiro: Cachopa, Evandro, Isac, Otávio, Conte e Perrin; líbero: Lukinha. Técnico Marcelo Mendez

Provável Taubaté: Rapha, Mohamed Al Hachdadi, Lucão, Maurício Souza, Lucarelli e Lipe; líbero: Thales.