O Super Vôlei, novo torneio criado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), terá início nesta quarta-feira, na Arena Minas, em Belo Horizonte. Apesar da presença mineira com Sada Cruzeiro e Fiat Minas, os dois times só estreiam na quinta-feira.

O torneio conta com os oito times que se classificaram para os play-offs da última Superliga, mas não puderam disputar o momento decisivo por causa da pandemia de coronavírus.

Três paulistas e um catarinense fazem os primeiros jogos brigando por vagas nas semifinais de sexta-feira. Todas as partidas terão transmissão do Sportv. 

O Pacaembu Ribeirão Preto (SP) terá uma dura missão, encarando o EMS Taubaté Funvic (SP), favorito a ganhar tudo na atual temporada. O time foi montado de última hora, com a confirmação na Superliga acontecendo no prazo limite. O técnico Marcos Pacheco teve muitas mudanças no elenco, em virtude de cortes no orçamento, contando com parceria com o Sada Cruzeiro, que cedeu sete jovens, para dar chance para novos talentos do vôlei nacional. 

"Ficaram poucos jogadores do ano passado. Temos atletas jovens que estão tendo a primeira oportunidade. Dentro da dificuldade para alguns surge a oportunidade para outros. Para eles, certamente surgiu uma baita oportunidade de participarem de uma competição como a Superliga. É uma chance para aparecerem e se firmarem no cenário do voleibol. Temos uma parceria com o Sada Cruzeiro que viabilizou a vinda de sete garotos e maioria dos nossos atletas são jovens. Será uma temporada difícil, mas bacana ao mesmo tempo”, comenta o treinador.

O pouco tempo de treino fez a equipe preferir não disputar o Paulista, tendo no Super Vôlei a sua estreia na temporada diante de um rival que chega 'mordido' após perder o título do Paulista. 

"Tivemos que nos adaptar no dia a dia, enfrentando dificuldades para iniciar, com todo um contexto de saúde e, assim, termos segurança no início do nosso treinamento. Conseguimos voltar no dia 5 de outubro. Foi pouquíssimo tempo e vamos enfrentar uma equipe muito forte, talvez uma das duas grandes potências do voleibol brasileiro ao lado do Sada Cruzeiro. Foram 15 dias para nos prepararmos e o objetivo é que o time consiga já fazer um bom jogo, sendo uma equipe estruturada, com cada um sabendo suas características e funções dentro da equipe”, completa Pacheco. 

Confira abaixo a tabela do torneio

QUARTAS DE FINAL 

21.10 (QUARTA-FEIRA) – 19h - Sesi-SP x Apan Eleva Blu (SC) - 19h - JOGO 1

21.10 (QUARTA-FEIRA) – 21h30 - EMS Taubaté Funvic (SP) x Pacaembu Ribeirão (SP) -  JOGO 2

22.10 (QUINTA-FEIRA) – 19h - Vôlei Renata (SP) x Minas Tênis Clube - JOGO 3

22.10 (QUINTA-FEIRA) – 21h30 - Sada Cruzeiro x Vôlei UM Itapetininga (SP) - JOGO 4

SEMIFINAIS - SEXTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO

19h30 - Vencedor Jogo 2 x Vencedor Jogo 3
21h30 - Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 4

FINAL - SÁBADO, 24 de OUTUBRO - 21h30