Impôs seu ritmo

Sada Cruzeiro sobra diante do Corinthians e assume liderança isolada

Equipe celeste contou com os gringos em noite inspirada para fazer um 3 a 0 e chegar a três vitórias consecutivas

Por Daniel Ottoni
Publicado em 07 de novembro de 2018 | 21:17
 
 
 
normal

Para manter a sequência de vitórias conquistadas nas duas últimas rodadas e mostrar que as derrotas foram uma situação natural de um começo de temporada, o Sada Cruzeiro encarou o Corinthians Guarulhos-SP, na noite desta quarta-feira, fora de casa, em jogo antecipado da quinta rodada da Superliga masculina. 

Diante de um time que chegou para o confronto sem vencer após dois jogos, a missão mineira era manter as dificuldades na campanha paulista e aumentar a dose de confiança para a sequência da temporada. E assim foi feito com triunfo por 3 a 0 (25/19, 25/16 e 25/15).

O mais importante para o Cruzeiro seria jogar bem, tentar seguir com a evolução apresentada nas últimas rodadas e aumentar o nível de entrosamento após a mudança de metade do time. O jogo foi apenas o segundo do ponta norte-americano Taylor Sander, que voltou a corresponder bem e justificar o status de um dos principais reforços do elenco celeste.

No ataque e fundo de quadra, o capitão da seleção dos Estados Unidos deixou claro estar recuperado da lesão no ombro e mostrou todo seu potencial, que tem ainda mais para crescer no decorrer da competição. Outro jogador que fez a diferença foi o central francês Le Roux, com ótimo aproveitamento nos saques. A cada passagem, as pancadas do meio-de-rede, eleito o melhor jogador em quadra,  faziam a recepção do time da casa se virar como podia, muitas vezes sem sucesso.

Mesmo sem o capitão Filipe, que ainda se recupera de lesão na panturrilha, o Cruzeiro conseguiu ter bom volume de jogo para vencer e assumir a liderança da competição com quatro jogos, tendo feito duas apresentações a mais que a maioria dos concorrentes.

Algumas das principais armas do Cruzeiro neste confronto foram o saque, bloqueio e o ataque. O side-out, virada de bola logo quando se recebe um saque, esteve em dia, não dando muitas oportunidades para o Corinthians crescer na partida. Sempre que os paulistas efetivavam um serviço, a bola não demorava para cair na sua quadra. Somente no primeiro set, o placar foi de 15 a 7 para os visitantes no fundamento ataque.

No saque, o Cruzeiro, como já é de seu costume, dava trabalho para o adversário a todo momento, contando com a recepção quebrada em boa parte do jogo, para facilitar o trabalho do seu bloqueio e propiciar contra-ataques.  

Os erros corintianos facilitaram o trabalho do Cruzeiro, que esteve quase sempre na frente do placar, fazendo questão de pressionar o adversário. Boas vantagens em todas as três parciais deixaram o Cruzeiro tranquilo e confiante para seguir desempenhando seu bom vôlei, sempre tendo o Corinthians com alguma margem de distância para não se sentir pressionado. 

Depois de abrir 2 a 0 sem muitas dificuldades, bastava ao Cruzeiro manter o bom desempenho das parciais anteriores para fechar a conta, somar três pontos e voltar para casa com uma boa vitória sem gastar uma energia extra em jogo de quatro sets ou mais. 

Sabendo que era preciso melhorar o rendimento para conseguir equilibrar o jogo, o Corinthians até começou bem o terceiro set, mas não demorou para as falhas voltarem a aparecer diante de um adversário que não costumar dar muitas chances. Depois de abrir um 13 a 8, as coisas ficaram mais fáceis para os visitantes, que apenas administraram as ações para fechar o jogo e garantir a liderança, lugar que se acostumou a ocupar nos últimos anos. Na próxima sexta-feira, o Cruzeiro recebe o Copel Telecom Maringá-PR, às 20h, no ginásio do Riacho, em Contagem. 

Escalações

Corinthians: Marcelinho, Gabriel, Nicolas, Riad, Diogo, Fábio e Serginho. Entraram: Cristiano, Anderson, Luan, Erick. Técnico: Gersinho.

Sada Cruzeiro: Cachopa, Evandro, Isac, Le Roux, Rodriguinho, Sander e Serginho. Entraram: Sandro, Luan. Técnico: Marcelo Mendez. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!