Itambé Minas e Praia Clube se reencontram nesta terça-feira (10), às 18h30, na final do Sul-Americano feminino de vôlei, disputado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As duas equipes decidiram o título da Superliga feminina há pouco mais de uma semana, com vitória do time da capital. O Uberlândia tenta dar o troco e permanecer no topo da América do Sul.
O duelo marca a quinta final entre as rivais em sete meses. Em outubro de 2021, o Praia venceu o Mineiro, a Supercopa e o Sul-Americano em um período de 15 dias. Na última semana, o Minas conseguiu a revanche e levantou o troféu da Superliga.
Para chegar até a decisão, um caminho relativamente tranquilo para os rivais mineiros. O Minas, no Grupo B, enfrentou o Sesi Bauru logo na primeira fase e passou com tranquilidade sobre as brasileiras. Na semifinal, superou o jovem time do Regatas Lima, do Peru, para garantir a vaga.
O Praia enfrentou as mesmas adversárias, mas fez semifinal brasileira contra o time paulista. O duelo foi um pouco mais equilibrado, mas o clube mineiro também encontrou caminho aberto para chegar à finalíssima.
No retrospecto da temporada, o Praia levou a melhor em números de vitórias, mas o Minas levantou o troféu mais cobiçado da liga nacional. Dos sete jogos, o Minas só venceu dois: os dois da série final da Superliga.
De olho na vaga para o Mundial de Clubes, os clubes mineiros são equipes que se conhecem muito bem, o que é sempre promessa de grande duelo dentro de quadra.