O Brasil é uma parcela importante da indústria dos jogos eletrônicos, tanto que se destacou em terceiro lugar mundial no download de jogos mobile em 2024. A Pesquisa Game Brasil 2025 mostrou que, aproximadamente, 83% da população consome jogos digitais, sendo que 40,8% usam o celular para se divertir. Diante desse grande acesso, golpistas enxergam oportunidades para tirar vantagem de jogadores, oferecer recursos premium ou até versões gratuitas de jogos pagos e, assim, roubar contas e conseguir dados sensíveis dos usuários.

Para O TEMPO Games, a EXA, maior ecossistema de segurança digital do Brasil, preparou algumas dicas para que os gamers de dispositivos móveis possam se proteger contra possíveis ameaças.

Cuidado com o pishing

Com a promessa de fornecer moedas virtuais, recursos premium ou vantagens dentro do jogo, aproveitadores podem conseguir acesso a conta de usuários desavisados por meio de e-mails enganosos, fóruns, comunidades e outros canais de comunicação. A partir disso, a conta do jogador pode ser sequestrada e vendida no mercado paralelo ou deletada. Para se prevenir, não abra anexos ou clique em links suspeitos. Também não compartilhe sua senha com terceiros.

Adicione camadas de segurança

Autenticação de dois fatores pode impedir tentativas de acesso não reconhecidas e proteger os usuários contra invasores. Caso o próprio jogo não ofereça a possibilidade, certifique-se de que seu e-mail cadastrado para a recuperação de senha está protegido. Criminosos podem usá-lo para trocar a senha e conseguir realizar o login.

Pirataria aumenta a exposição a golpes e malwares

Sites e comunidades podem oferecer, via download, versões gratuitas de jogos ou de hacks (modificação não autorizada no código ou funcionamento de um jogo para obter vantagens). Por meio de arquivos maliciosos ocultos dentro do download ou dos dispositivos, os golpistas podem se apropriar de dados, senhas e outras informações importantes.

Antivírus e navegadores seguros são aliados

Aplicativos que oferecem navegação segura, verificação de arquivos e QR Code e antivírus podem prevenir ataques e impedir dores de cabeça e atrapalhar sua jogatina.