Em meio aos 9 mil funcionários demitidos, estúdio fechado e jogos cancelados na quarta-feira (2 de junho), a Microsoft também cortou parte da equipe de pesquisa de usuários do Xbox, sendo quase metade dos colaboradores do setor. A categoria que sofreu o impacto negativo nos cortes da empresa era responsável em garantir a qualidade dos games, do ecossistema gaming da companhia e também das ferramentas para desenvolvedores. A informação foi antecipada pelo jornalista Tom Warren em seu site The Verge.

A informação é corroborada por uma publicação de uma ex-funcionária no LinkedIn, relatando que foi demitida durante os cortes da empresa. Deborah Hendersen era Pesquisadora Principal de Usuários na Microsoft há 5 anos, num total de 14 anos na empresa.

Colaboradores em jogos AAA também foram demitidos

Embora não se sabe a quantidade, informações dão conta de que funcionários da Compulsion Games, resposável por South of Midnight, também foram demitidos. Na rede social Bluesky um deles publicou a informação:

Super cool to get laid off from Xbox.

— megatrondeathray (@megatrondeathray.bsky.social) July 2, 2025 at 1:30 PM

 

Não bastasse isso, colaboradores de Halo Studios também sofreram com os cortes e foram exonerados. No LinkedIn, alguns funcionaram publicaram suas despedidas.

Breaking: Halo Studios was affected by the Microsoft Xbox layoffs. #Halo pic.twitter.com/K0FljAEYRO

— Rebs Gaming (@Mr_Rebs_) July 3, 2025

Here’s more information from Engadget who spoke to a Halo Studios developer:
•At least 5 employees were laid off, they received an invite to a meeting with organization leaders, and two (very long) hours later, the Teams call began.
•The mood at the studio is tense, especially… https://t.co/lY464nzk0N

— Rebs Gaming (@Mr_Rebs_) July 3, 2025