Em meio às polêmicas recentes no Brasil envolvendo a exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais, o Google aprimorou a plataforma Family Link para dispositivos Android com novas funcionalidades de controle parental. A novidade foi anunciada pela empresa nesta quarta-feira (20/08), em Belo Horizonte. As novas configurações têm o objetivo de facilitar a gestão do uso de aparelhos por menores de idade.
A nova opção, denominada "Controles Parentais", oferece uma experiência integrada aos ajustes do sistema, eliminando a necessidade de criação de contas de e-mail adicionais. A funcionalidade foi desenvolvida pela equipe de engenharia do Google em Belo Horizonte e está disponível em versão beta para dispositivos com Android 16.
A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a segurança e o bem-estar digital das famílias. Ao integrar essas ferramentas diretamente no sistema operacional, o Google busca simplificar o processo de supervisão parental, tornando-o mais acessível e prático.
Os "Controles Parentais" são protegidos por um código PIN configurado por pais e responsáveis. A funcionalidade beneficia diretamente famílias com crianças e adolescentes que utilizam dispositivos Android.
As novas ferramentas permitem o gerenciamento do tempo de tela e o conteúdo acessado pelos menores de idade.
Veja as novidades
Entre as principais funcionalidades disponíveis nos "Controles Parentais" estão:
- Definição de limites de tempo de tela para uso geral do dispositivo
- Estabelecimento de horários de inatividade para restringir o acesso ao aparelho em momentos específicos
- Limitação de tempo para aplicativos individuais ou bloqueio total de apps específicos
- Filtragem de conteúdo adulto em navegadores e mecanismos de busca como o Chrome e a Busca do Google.
A versão beta dos "Controles Parentais" integrados está disponível a partir de hoje (20/08) para dispositivos com Android 16;
A líder de engenharia para Android e Kids & Family do Google no Brasil, Luciana Maroun, afirma que, "Entendemos que o ecossistema digital está em constante evolução e acreditamos que, ao criar experiências responsáveis, respeitosas e empoderadoras, reforçamos nosso compromisso em preparar a todos, incluindo os jovens, para o futuro da tecnologia".