O Google apresentou uma nova funcionalidade que permite realizar pagamentos Pix diretamente pelo Google Lens e pelo recurso Circule para Pesquisar. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (20/8) durante evento comemorativo dos 20 anos da empresa em Belo Horizonte. A tecnologia, desenvolvida integralmente na capital mineira, já está disponível para todos os usuários brasileiros.
Como vai funcionar?
A solução permite que os usuários apontem a câmera do Google Lens para um QR Code de Pix em estabelecimentos comerciais e sejam redirecionados para a Carteira do Google para finalizar o pagamento. Além disso, a integração com o Circule para Pesquisar possibilita que os usuários circulem qualquer chave Pix (CPF, e-mail, telefone) ou QR code na tela para serem direcionados ao aplicativo Carteira do Google e concluir a transação.
O desenvolvimento da tecnologia ocorreu em Belo Horizonte, onde o Google mantém um centro de engenharia responsável por criar soluções adaptadas às necessidades do mercado brasileiro. A iniciativa busca eliminar etapas no processo de pagamento via Pix, sistema de transferência instantânea amplamente utilizado no país.
O diretor sênior de engenharia e líder de Busca Multimodal do Google no Brasil, Hugo Santana, afirma que as duas ações levam a uma conclusão de pagamento rápida e segura na Carteira do Google, reduzindo atritos e tornando todo o processo mais tranquilo:
"Ao aproveitar a escala massiva do Google Lens, usado em mais de 20 bilhões de Buscas visuais por mês, estamos simplificando uma transação diária de alta frequência para milhões de brasileiros", afirma Santana.
A funcionalidade começa a operar a partir de hoje (20 de agosto), beneficiando usuários de smartphones com acesso ao Google Lens e ao recurso Circule para Pesquisar. A nova integração com o sistema Pix elimina a necessidade de alternar entre aplicativos bancários e a câmera ou lidar com logins complexos.
O que é o Google Lens?
O Google Lens é uma tecnologia desenvolvida pelo Google que utiliza inteligência artificial e visão computacional para reconhecer objetos, textos e elementos do mundo real por meio da câmera do celular. Lançado oficialmente em 2017, o recurso funciona como uma ponte entre o ambiente físico e o digital, permitindo que o usuário aponte a câmera para algo e receba informações instantâneas sobre o que está vendo.
Na prática, o Lens atua como um "olho inteligente". Ao fotografar ou enquadrar um objeto, a ferramenta analisa a imagem e a compara com o vasto banco de dados do Google. Dessa forma, consegue identificar produtos, espécies de plantas, pontos turísticos, pratos de restaurantes e até obras de arte. Além disso, também lê e traduz textos em tempo real, sendo útil em situações como viagens ao exterior.
Outro diferencial é a integração com outros serviços da empresa. Com o Google Maps, por exemplo, o usuário pode apontar a câmera para uma rua e visualizar informações sobre estabelecimentos ao redor. Já no comércio eletrônico, o Lens permite encontrar na internet roupas e objetos similares ao que foi fotografado, facilitando compras online.