A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) lança, nos dias 22 de novembro e 14 de dezembro, nas cidades de Itapecerica e Conceição do Mato Denro, respectivamente, o  livro "Cidades Históricas de Minas Gerais", editado pela Lucca Cultura, abordando as belezas, a cultura, a gastronomia e a história de 33 municípios que integram a associação.
.
Para o presidente da Associação das Cidades Históricas e prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, o "Têko", cada cidade teve suas principais características e tradições destacadas no livro,  um diagnóstico preciso de suas particularidades e vocações naturais. Por seu conteúdo diversificado, publicação é também um guia histórico, cultural e gastronômico do que se pode encontrar e vivenciar em cada município.

Desde 2003, a ACMG vem trabalhando com as cidades históricas mais representativas do Estado. Entre elas, estão três patrimônios culturais da humanidade: os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, além do Santuário do Sennor Bom Jesus Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Essas cidades pertencentes à associação somam juntas mais de 60% de todo o patrimônio histórico tombado no Brasil.

Com o livro, a associação promove ainda as cidades históricas como destino turístico, apoiando os municípios mineiros na realização de projetos de preservação, manutenção e divulgação de seus bens históricos, culturais, arquitetônicos, paisagísticos e naturais. Praticamente todas as regiões de Minas estão representadas na publicação, que evidencia, por meio dos 33 deles, a riqueza histórico-cultural, a culinária e as belezas naturais que tanto marcam o Estado. 
 
Resultado de extensa pesquisa e ensaios fotográficos, o livro reconhece e valoriza as características que tornam única a experiência de percorrer essas cidades históricas. Por meio de imagens e informações, os leitores poderão se conectar aind mais com a cultura e história do Estado. Os textos são de autoria de Cristiane Maria Magalhães e as fotografias de José Israel Abrantes, além de imagens de outros 40 profissionais. 

O livro é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MR Mineração e Cedro Mineração e apoio da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais  (ACHMG) e Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. O preço de venda é R$ 95.

Confira a lista das cidades históricas retratadas no livro:
Baependi
Barão de Cocais
Brumadinho
Bom Jesus do Amparo
Caeté
Campanha
Catas Altas
Cataguases
Conceição do Mato Dentro
Congonhas
Diamantina
Diogo de Vasconcelos
Itabira
Itabirito
Itapecerica
Januária
Lagoa Santa
Mariana
Nova Era
Nova Lima]
Ouro Preto
Ouro Branco
Paracatu
Pitangui
Prados
Sabará
Santa Bárbara
Santa Luzia
São Gonçalo do Rio Abaixo
São João del Rei
São Thomé das Letras
Serro
Tiradentes

Serviço:
O que: lançamento do livro "Cidades Históricas de Minas Gerais"
Quando: dia 22/11, às 16h
Onde: Centro Cultural de Itapecerica (rua JK, s/nº)
Onde comprar: acesse Lucca Cultura ou ligue (31) 3286-6711 ou (31) 99108-9234