Começa no dia 12 de julho e vai até 10 de agosto o Festival de Inverno de Diamantina. Como todos os anos, a cidade com vocação para a música terá serestas, apresentação da Orquestra Sinfônica, concertos da Banda Mirim e atrações e peso como Zeca Baleiro e João Ramalho, além de Vesperata especial.

Localizada no Vale do Jequitinhonha, a cidade histórica é emoldurada pela imponente serra do Espinhaço e tem casario colonial e igrejas que são patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, cenário perfeito para a tradicional Caminhada Seresteira.

O ponto de partida para conhecer a cidade é a Catedral Metropolitana, no centro histórico. Dali pode-se alcançar as principais igrejas, como as de Nossa Senhora do Carmo, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, e pontos turísticos, como o Mercado Velho, a Casa Museu de JK, o Museu do Diamante, o Instituto Casa da Glória com seu famoso passadiço e a casa de Chica da Silva. Fora da cidade, pode-se visitar a Vila de Biribiri, as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela, a gruta do Salitre e o Caminho dos Escravos. 

Neste ano, o evento contará ainda com oficinas, saraus, artesanato, feira do mercado, workshops e diversão para toda a família. Artistas de rua e teatro de rua irão animar os espaços públicos da cidade históricaTeatro Santa Isabel será palco de espetáculos teatrais. Nomes como Zeca Baleiro, João Ramalho, Rodrigo e Marilton Borges, Adriana Araújo, Mambo Jazz e Piano Rock já estão confirmados.

O festival também é uma ótima oportunidade para saborear fondue e pratos criados especialmente para a ocasião em um clima aconchegante. Já no dia 12 de julho, primeiro dia do evento, acontecerá a abertura oficial do Festival Gastronômico com a participação dos bares e restaurantes da cidade. E, todas as noites haverá, saideira no bar oficial do festival. Durante o evento acontecerá etapa da ultramaratona de bike do Sertão Diamante nos dias 19 e 20/7.

Para os amantes de vinho, Diamantina abriga sete vinícolas, onde é possível desfrutar de um brunch ou almoço harmonizado com vinhos. A cidade também possui cinco cervejarias artesanais. Uma atração imperdível são os espetáculos da Vesperata nos dias 13 e 27 de julho e 3 de agosto. E para encerrar o evento cultural, nos dias 9 e 10 de agosto acontece o Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos, com o s principais produtos da mineiridade, com degustações e comercialização de produtos.

Serviço
Data: 12/07 a 10/8/24
Local: Centro Histórico de Diamantina
Informações: Instagram / @festivaldeinverno.diamantina
Acesso: Gratuito

Confira a programação do festival:
Dia 12/7
* Abertura do festival nos bares e restaurantes da cidade
Dia 13/7
* Vesperata
Dia 19/7 
* Caminhada Seresteira 
* Concerto da Banda Mirim 
* ⁠Sertão Diamante 
Dia 20/7
* Sertão Diamante 
* Orquestra Sinfônica de Diamantina 
Dia 26/7
* Caminhada Seresteira
* Zeca Baleiro  
* Mambo Jazz 
Dia 27/7
* Vesperata 
* Rodrigo e Marilton Borges tocam Clube da esquina 
* ⁠João Ramalho (filho do Zeca Ramalho e Amelinha )
Dia 2/8 
* Caminhada Seresteira 
* Piano Rock 
* ⁠Vozes do Tijuco
Dia 3/8
* Vesperata 
* Adriana Araújo
Dias 9 e 10/8
* Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos