Capitólio e Diamantina estão na lista das 100 Top "Melhores Histórias de Destinos Responsáveis", concurso promovido anualmente pela fundação holandesa Green Destinations. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (27), data em que foi celebrado o Dia Mundial do Turismo, na Conferência Anual Green Destinations 2022, em Atenas, Grécia.
 
 As cidades mineiras concorriam com destinos de todo o mundo. Capitólio foi selecionada com o case da cachoeira da Capivara; Diamantina, com a revitalização do Carnaval. Os dois destinos estão elegíveis para a segunda fase da competição, o Green Destinations Stories Award. O resultado será divulgado entre 7 a 9 de março na feira ITB Berlin.
 

O que é o concurso

 
O concurso "100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis" é uma lista anual  de práticas inovadoras e eficazes de destinos que estão progredindo em direção a uma indústria de turismo sustentável e responsável. Desde 2014, a Green Destinations reconhece seus esforços e os coloca no centro das atenções em uma escala global.
 
Os critérios de avaliação são muito rigorosos. São avaliados 84 itens abrangendo seis temas principais: gerenciamento de destino, natureza e Cenário, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e comunicação. Desde a sua criação, apenas dez cidades brasileiras já entram para a seleta lista da Green Destinations.
 

Cachoeira sustentável

 
Segundo Leandro Maciel Silva, proprietário do Complexo da Cachoeira da Capivara, a indicação da cachoeira da Capivara se deu por meio da prefeitura de Capitólio e programa alemão Del Turismo. "A cachoeira fica em um fazenda que tem piscinas naturais. Nós trabalhamos com energia solar, reciclagem e visitação controlada", conta o empresário.
 
A Fazenda Capivara foi uma antiga área de mineração recuperada após 2003, quando foi adquirida pela família Silva. O empreendimento fica às margens da BR-050, no KM 314, e tem uma boa estrutura de visitação. As quedas d'água são formadas pelo ribeirão Capivara e recebem, na alta temporada, cerca de 4.000 a 5.000 visitantes.
 
"Essa premiação é importante, pois ela faz parte do projeto alemão Dell turismo, que trabalha a sustentabilidade de nosso destino, integrando a população e o poder público em prol de um turismo sustentável. Com essa premiação, sabemos que estamos no caminho certo", afirma Silva,
 
Quem também comemora a premiação é o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva. "Para gente é uma satisfação muito grande. O que nos fez escolher a cachoeira da Capivara, é porque ela era uma pedreira antigamente, tinha extração de pedra. Com a alteração do plano de manejo do Parque Nacional da Serra da Canastra, todas as pedreiras foram fechadas. O proprietário que adquiriu o local, preservou o espaço e iniciou a exploração turística", explica.
 
Segundo Cristiano da Silva, a cachoeira da Capivara é um local que vem sendo construído desde o início visando a sustentabilidade e as normas do ICMBio, porque está dentro da área do parque. "O complexo respeita todas as leis: coleta de lixo seletiva, construções ecológicas, banheiros com tratamento de biodigestor para não agredir o lençol freático", afirma. A premiação, destaca ele, vem mostrar que Capitólio tem respeitado e transformado a relação do turismo com o meio ambiente.
 

Preservação da cultura

 
Também indicado pela Dell, Diamantina inscreveu a revitalização do Carnaval ao prêmio. Segundo o turismólogo Emerson César Lemes Araújo, o Carnaval sempre foi uma referência da cidade, mas nos últimos anos estava se descaracterizando e afastando a população da festa popular. "Ela não não se identificava mais com a festividade", explica.
 
Na época de Carnaval, conta Camila Guedes de Lima, diretora de Turismo, os moradores saíam da cidade. "Hoje, revitalizamos a festa e há atrações atrações para as famílias e o retorno dos blocos caricatos. A população voltou a ter um sentimento de pertencimento à cidade", acrescenta Araújo.
 
Outra ação desenvolvida pelo turismo local foi o Carnaval Radical, que ofereceu ao público jovem, estudantil, que lota as repúblicas da cidade histórica durante as folias, esportes de aventura como ciclismo, rapel, escalada e mountain-bike, reforçando a ideia de Diamantina como destino de ecoturismo e turismo de aventura.
 
"Hoje, o conceito de sustentabilidade para a Green Destinations é mais amplo: está voltado também para o turismo cultural, não-predatório, que preserva a identidade da população", destaca Araújo. Ele espera que a premiação leve uma mensagem aos turistas: a necsssidade de se respeitar o patrimônio, a cultura, a comunidade local.
 
Ao ser comunicado da premiação, o prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, disse que a cidade é a única do Brasil a ter dois títulos mundiais. "Temos investido muito na cultura, nas artes, na música, na culinária, no nosso jeito de ser e viver. Diamantina é uma cidade segura, limpa, organizada e com uma agenda voltada para a satisfação dos moradores e dos turistas que vêm nos prestigiando plenamente", ressaltou.
 

Nove brasileiros

 

Entre os destinos brasileiros selecionados a "Melhores Histórias de Destinos Responsáveis" na edição 2022 do concurso estão, além de Capitólio e Diamantina, Tibau do Sul (Pipa), Corguinho e Pedro Gomes (MS), Epitaciolândia (AC), Bombinhas, Orleans e Itá (SC).