COM AS CORES DO ARCO-ÍRIS

Rio de Janeiro celebra o Mês do Orgulho LGTBI+ com uma série de benefícios para moradores e visitantes

Ações fazem parte do Circuito Rio de Cores, projeto do Visit Rio e da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, que chega a sua quarta edição


Publicado em 06 de junho de 2024 | 16:30
 
 
 

Durante o mês de junho, turistas que desembarcarem na cidade pelo RioGaleão serão recepcionados com letreiros exibindo as palavras "orgulho", "respeito" e "diversidade" ao longo da avenida que dá acesso ao aeroporto. A ação faz parte do Circuito Rio de Cores, projeto do Visit Rio e da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, que chega à sua quarta edição. Este ano, 61 estabelecimentos aderiram à iniciativa, com oferta de descontos em diárias e serviços, além de programações exclusivas com direito a corrida de rua, passeio de barco e roteiros para curtir a noite carioca.

Outro marco do projeto é a adesão de pontos turísticos que se iluminam com as cores da bandeira do arco-íris para fomentar um ambiente ainda mais inclusivo e receptivo na cidade. O Píer Mauá, a roda-gigante Yup Star, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o AquaRio, além dos hotéis CDesign e Prodigy, são alguns dos pontos que vão acender a bandeira da causa. A lista completa de estabelecimentos participantes e de benefícios oferecidos está disponível no link do site Visit Rio.

“A ação teve um aumento de 20% no número de estabelecimentos participantes em relação ao ano passado”, comemora o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck. "Acredito que o grande diferencial do projeto é que não se trata de uma iniciativa unilateral. É uma ação que incentiva diversos atores da cidade a participarem. Chegamos à quarta edição com aumento no número de parceiros, indicando que estamos no caminho certo para construir um ambiente ainda mais inclusivo e receptivo no Rio de Janeiro", afirma Werneck.

"Pelo terceiro ano consecutivo, conseguimos ampliar o número de parceiros do nosso circuito. É muito gratificante ver que os mantenedores do Visit Rio e os associados da Câmara LGBT têm atendido ao nosso chamado para estarmos juntos fomentando o mês do Orgulho no Rio de Janeiro com mais cores, mais ações e mais atrativos para o Turismo LGBTI+", disse Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Pacote completo

O Museu do Amanhã, no Píer Mauá, é um dos pontos turísticos iluminados com as cores da bandeira do arco-íris - Foto: Alexandre Macieira / Divulgaçao

Entre as novidades deste ano está a Corrida Brasil sem Preconceito, que será realizada em 30 de junho, na Quinta da Boa Vista, com apoio do BioParque do Rio. Para quem deseja explorar a cena noturna LGBTI+ carioca, o Rio de Janeiro by Cariocas oferece a experiência "Rio Gay Nightlife", um roteiro na companhia de moradores locais, que apresentarão bares e uma passagem pela primeira roda de samba LGBTQI+ da cidade. Já no dia 29 de junho, a C2 Rio vai produzir o Pride Tour - Rio Boat Noturno, um passeio de barco noturno exclusivo com saída da Marina da Glória.

Além disso, há opções de casas de show tradicionais da cidade, como a Galeria Café, em Ipanema, que promoverá festas com o tema do mês do orgulho às quartas-feiras de junho. Nos demais dias, a casa oferecerá entrada gratuita com direito a um acompanhante e um welcome drink. O Rio Scenarium também preparou uma programação especial para a data e concederá 50% de desconto no valor da entrada, de quarta a sábado, para a programação noturna.

Aqueles que buscam hospedagem na cidade podem aproveitar as ofertas dos hotéis participantes, que oferecem descontos de 10% a 40%. Algumas ofertas incluem café da manhã e um welcome drink. Entre os participantes estão hotéis da Rede Accor, Grand Hyatt, JW Marriott, Hilton Copacabana e Barra, Sol Ipanema, Yoo2, Copa Sul, Selina, Louvre Hotels Group, B&B, CDesign, Mar Ipanema, Prodigy Santos Dumont, Linx Galeão, Lagune Barra e Radisson Barra. No dia 23, o Jo&Joe Largo do Boticário oferece um Pink Brunch, das 12h às 20h.

Para explorar os atrativos, a Destinow oferece cupom de 20% para compras de tours na plataforma, onde é possível também adquirir o bilhete do Parque Bondinho Pão de Açúcar com 15% off. Já a Via Capi e a Del Bianco estão oferecendo 10% de desconto. Esta última preparou um roteiro exclusivo para o mês. A Jeep Tour, que oferece opções de roteiros para city tour pela cidade, está ofertando 25% de desconto para o circuito da Floresta da Tijuca e para a rota Cristo + Floresta + Santa Teresa.