A Azul Linhas Aéreas comemora em agosto 16 anos de atuação na capital mineira. A operação no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o segundo maior hub da companhia no país, registrou crescimento de 25,6% no número de passageiros transportados a partir da cidade nos cinco primeiros meses do ano, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em comparação a 2024. 

De acordo com o levantamento da agência reguladora, a Azul detém 68,5% de market-share (passageiros) no acumulado de 2025 no terminal em Confins e 66,7% em todo o Estado. Neste ano, foram embarcados de janeiro a maio cerca de 1,7 milhão de pessoas no aeroporto mineiro.
 
Confira os números da Azul nos 16 anos de operação no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte:

  • 70,3 milhões de passageiros transportados, entre chegadas e partidas;
  • 771 mil voos no total;
  • 2,6 milhões de assentos partindo de Belo Horizonte só no primeiro semestre deste ano;
  • Quase 3 milhões de assentos em Minas Gerais no mesmo período;
  • 15 localidades, gerando desenvolvimento econômico e postos de trabalho diretos e indiretos;
  • 1,3 mil colaboradores na capital mineira, entre aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (em solo).  

Em junho, o aeroporto mineiro ganhou uma nova operação internacional da Azul, com o voo sazonal com destino Bariloche, na Argentina, um dos principais destinos de inverno na América do Sul, com voos duas vezes por semana. 

Além do destino argentino, a companhia opera voos internacionais de Belo Horizonte para Orlando, nos Estados Unidos, rota que terá a frequência ampliada a partir de agosto, com cinco voos semanais, e para Curaçao, no Caribe. 

A cidade caribenha passará a ter operação sazonal a partir de outubro deste ano, com retorno em dezembro, com a oferta de quatro voos semanais em cada sentido, em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Os ajustes visam atender à demanda por viagens internacionais para os respectivos destinos.  
  
Os passageiros com bilhetes aéreos já emitidos em voos eventualmente alterados receberão toda a assistência necessária, conforme estabelece a Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com alternativas adequadas às suas necessidades e o compromisso de manter o padrão de excelência no atendimento que é marca registrada da Azul.