O Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está de volta. A partir do dia 26 de julho, as cidades de São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco recebem atrações culturais e oficinas, todas gratuitas, em uma programação que vai até o dia 3 de agosto. O evento conta com o apoio e correalização da Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Neste ano, a edição traz o tema “Regenera!”. O mundo enfrenta uma série de desafios, como mudança climática, poluição e perda de biodiversidade, ameaças à qualidade de vida e à sobrevivência das gerações futuras. O imperativo 'Regenera!' é um convite à ação, buscando restaurar ecossistemas, promover a justiça social e construir uma sociedade mais sustentável através da regeneração.
“É um chamado urgente por reconexão e regeneração diante da crise ambiental e social que vivemos, um convite a repensar as práticas humanas”, afirma Chico Brinati, coordenador-geral do festival.
Leia também:
Conheça: São João del-Rei, a joia esquecida de Minas
O encantamento dos sinos: conheça um pouco essa tradição mineira
A programação
Serão oficinas, vivências e atrações oferecidas em seis áreas: Arte-Educação (para crianças entre 4 e 12 anos), Artes Cênicas (com espetáculos de palco e rua), Artes Visuais (vídeos e exposições), Literatura (performances poéticas), Música (concertos e shows) e Especiais Regenera! (com ações relacionadas ao tema).
A programação prevê ações em diversos bairros e pontos turísticos de São João del-Rei. São ao todo:
- 21 oficinas;
- 2 vivências (as inscrições estão disponíveis em um formulário no site do evento);
- 6 espetáculos teatrais;
- 4 exposições;
- 13 vídeos na Mostra Audiovisual;
- 6 concertos;
- 12 shows de música.
Entre os destaques, estão:
- A cantora Aline Calixto (foto acima, crédito: @diegoruahn/Divulgação) vai prestar uma homenagem à Clara Nunes no dia 26;
- A banda de heavy metal Witchhammer mostra o show "Caminhos do Metal Mineiro" no dia 27;
- O grupo Quatroloscinco apresenta o espetáculo “Ignorância” no dia 28;
- A oficina Vivência do Boi Cirandado acontece de 28 a 31 na casa do folclorista Paulinho do Boi;
- O seminário Cale-se! começa no dia 30;
- O professor Pedro Demenech revela a biblioteca infinita do escritor argentino Jorge Luis Borges no dia 31.
A programação completa está disponível no site Inverno Cultural.