O distrito de Acuruí, em Itabirito, a 90 km de Belo Horizonte, terá no dia 2 de agosto um dia inteiro de programação, com música, culinária regional e espaço kids, em meio à beleza histórica de um dos recantos mais especiais da Estrada Real. É o Festival Uaimií, parte de uma estratégia para fomentar o turismo na Rota Jaguara.
De 11h às 20h, a agenda inclui shows, cortejo com artistas circenses liderados pela Banda Santa Cecília, concertos, coral, gastronomia e muito mais. Tudo acompanhado por intérpretes de Libras, apostila em braille e monitoria especializada para pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a sustentabilidade.
O festival vai ocupar o centro de Acuruí com dois palcos dedicados a uma variedade de ritmos musicais. O destaque da programação será a apresentação da Inconfidentes Jazz Orquestra, com participação do cantor Flávio Renegado, em um repertório de sucessos do cantor e da MPB.
A programação vai contar ainda com Vito Live Act e sua mistura de discotecagem e improviso em instrumentos como saxofone, flauta e gaita; o Quarteto de Cordas da Casa de Música de Ouro Branco, com repertório de música clássica e de câmara; o Coral Canarinhos de Itabirito (foto acima, créditto: Eduardo Bento / Divulgação), que se apresenta na igreja da Conceição; e cortejo artístico, liderado pela Banda Santa Cecília, do distrito de Rodrigo Silva, que conduzirá o público pelas ruas de Acuruí.
A gastronomia é um pilar central do festival. Cozinheiros da região vão trazer pratos e petiscos tradicionais que valorizam a mineiridade, com uso de insumos locais, entre eles o pastel de angu (foto abaixo, crédito: Ane Souz / Divulgação), reconhecido como patrimônio imaterial de Itabirito. Também participam as duas cervejarias com rótulos artesanais. As crianças poderão se divertir no espaço kids, supervisionadas por monitores.
Rota Jaguara
Idealizado pela Uaimií Produções, em coprodução com a Holofote Cultural, o Festival Uaimií visa fomenta o turismo na Rota Jaguara, destino que conecta as cidades de Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto e Santa Bárbara. Com apoio das comunidades locais, o evento busca valorizar os atrativos naturais, a produção cultural e os empreendimentos das localidades.
“Escolhemos o nome Uaimií como uma forma de homenagear o nome antigo da região e reforçar nosso compromisso com este território. Por seus atrativos naturais, a Rota Jaguara é muito frequentada durante os meses de verão. Com o festival, queremos consolidá-la como um destino vibrante o ano todo, celebrando o que tem de mais autêntico: sua história, sua cultura, sua gente e sua natureza exuberante”, explica Normando Siqueira, realizador do projeto.
O evento de 2 de agosto marca o encerramento de um ciclo iniciado ainda no primeiro semestre de 2025, com os chamados “Atos” do Festival Uaimií — ações menores, realizadas nos meses de maio, junho e julho, em diferentes pontos da Rota Turística Jaguara. Cada um dos Atos buscou evidenciar uma paisagem, um atrativo ou um negócio local, conectando arte e turismo de forma sensível e propositiva.
Cordilheira do Espinhaço
A Rota Turística Jaguara se destaca como uma das mais promissoras regiões turísticas de Minas. Cravada na Cordilheira do Espinhaço, o circuito abriga paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras cristalinas e comunidades que mantêm viva a cultura e a hospitalidade do interior mineiro.
Entre os atrativosestão as cachoeiras Chica Dona (foto acima, crédito: Ane Souz / Divulgação), do Rapel e do Índio, o complexo Catana da Serra, trechos preservados da serra da Gandarela e da serra da Capanema, que oferecem trilhas, cachoeiras, mirantes. A região também é reconhecida pela produção de cervejas artesanais, pela rica gastronomia e pelo calendário de festas e manifestações culturais que preservam tradições centenárias.
Com suas vilas encantadoras como Acuruí, a rota tem se consolidado como um destino para quem busca se reconectar com a natureza, experimentar sabores autênticos e mergulhar na alma de Minas. Ao valorizar esse território, o festival atua como um instrumento de fortalecimento econômico e afetivo, reforçando o turismo sustentável e de base local.
Serviço
O quê: Festival Uaimií
Onde: Centro do distrito de Acuruí, em Itabirito
Quando: Dia 2 de agosto, das 11h às 20h
Entrada: Gratuita
Informações e programação: Acesse Festival Uaimií