A proposta dos walking tours surgiu em 2016 em Belo Horizonte. O objetivo é valorizar o patrimônio cultural da capital, incentivar o sentimento de pertencimento e fortalecer o orgulho pela cidade. Uma vez por mês, caminhadas gratuitas propõem um roteiro diferente – a próxima acontece no dia 23 de agosto. Ao todo, já foram promovidas 58 edições nos formatos city tour e walking tour, e cerca de 1.450 pessoas já participaram desde o início do projeto.

Marina Simião, diretora de Marketing e Promoção Turística da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), reconhece que a demanda tem aumentado por esses tipos de passeios à medida que cresce também o número de turistas na cidade. Recentemente, a Belotur lançou o Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte, um cardápio de 19 experiências em parceria com o Sebrae Minas, com foco em atrações como Pampulha, Mercado Central e Praça da Liberdade.

Na capital mineira, há agências de receptivo e guias de turismo cadastrados pela Belotur no programa BH Receptiva que oferecem roteiros específicos. Um dos projetos mais bem-sucedidos é o BH a Pé. “Nosso foco é buscar belo-horizontinos para fazerem os passeios. Nossas caminhadas são literárias, tendo a perspectiva da cidade como se fosse um livro, em que cada rua, casa, esquina conta um pouquinho dessa história”, conta Rafael Sette Câmara, produtor cultural e cofundador do BH a Pé. 

Hoje, são oito roteiros que acontecem sempre aos sábados, de forma regular e com temas diferenciados. “Os temas vão se alternando a cada fim de semana. No próximo sábado tem a ‘BH de Juscelino’ contando a história de JK enquanto estudante, médico, prefeito e governador e o impacto disso para a cidade”, destaca ele. Já na semana que vem é a vez do roteiro “Nostálgicos Futebol Clube”, que percorre a origem do futebol mineiro com foco nos times do estado.

Além desses dois roteiros, há ainda as caminhadas “Páginas Viradas” (mergulho na BH dos anos 1920), “Minas é Muitas” (jogo de tabuleiro nos mercados Central e Novo), “BH de Hilda” (a história de Hilda Furacão, passando por onde foi filmada a minissérie da TV Globo), “Esquinas do Clube” (os passos do Clube da Esquina), “Almas de Minas” (lendas e fantasmas de BH), “BH Maluquinha” (a infância e obra de Ziraldo) e “Rebobina BH” (pelos antigos cinemas de rua, em parceria com Ruas de BH). Os preços variam de R$ 75 (“BH do Menino Maluquinho”) a R$ 209 (“Esquinas do Clube”), dependendo do que está incluso no passeio.

“Todas as experiências têm pegada gastronômica, com paradas em bares e restaurantes icônicos, onde a comida e a bebida contribuem para essa história”, salienta Sette Câmara. Segundo ele, a ideia é uma leitura da cidade para estimular o sentimento de pertencimento e a valorização do patrimônio histórico. No ano passado, a Belotur colocou o “Nostálgicos FC” no Menuuh, e a Embratur selecionou o “Minas é Muitas” como uma das 101 Melhores Experiências do Brasil. 

Serviço:

Tours Gratuitos BH: Acesse Portal Belo Horizonte.

Menuuh - Experiências Turísticas de Belo Horizonte: Acesse Portal Belo Horizonte.

BH a Pé: Acesse BH a Pé – Experiências Temáticas ou Instagram @caminhadabh