“Lembro de ter pego o metrô, descido na estação de La Motte-Piquet-Grenelle, depois de ter andado pelo Champs de Mars até chegar à Champs-Élysées. Inesquecível ver a Champs-Élysées pela primeira vez”, conta o escritor Luís Fernando Verissimo em seu livro “Traçando Paris”.
Verissimo tinha uma profunda ligação com as viagens. Viveu cinco meses de sua infância e juventude com a família em Nova York e depois em Washington, entre 1980 e 1981, mas era mesmo apaixonado por Paris, onde costumava passar temporadas. Muitas de suas viagens viraram livros — Japão, Madrid, Roma.
As viagens renderam seis livros da série “Traçando”, escritos em parceria com o ilustrador Joaquim da Fonseca e publicados pela Editora Artes e Ofícios, onde destila seu humor refinado e crítico. A série era, na verdade, crônicas disfarçadas de guia turístico — estão longe, é claro, de oferecer roteiros ou dicas para os viajantes.
O escritor pisou em Paris pela primeira vez em 1959, aos 22 anos, em companhia dos pais Érico e Mafalda. Foi paixão à primeira vista. A primeira imagem que guarda da capital francesa é relatada neste nosso primeiro parágrafo. Após essa viagem, Veríssimo e Paris nunca mais se separaram — a cidade era refúgio constante.
Confira os livros de viagens de Luis Fernando Verissimo:
América (ilustrações de Eduardo Reis de Oliveira): A publicação é uma reunião de impressões de viagens de Luis Fernando Veríssimo sobre os Estados Unidos, onde viveu alguns anos. É também a recuperação de textos escritos no transcorrer da Copa do Mundo de 1994, que deu ao Brasil o título de tetracampeão do mundo.
Traçando Japão (ilustração de Joaquim da Fonseca): Verissimo leva o leitor as explorar cidades japonesas, oferecendo uma visão íntima da cultura milenar e dos contrastes de valores do país asiático. A narrativa é enriquecida pelas ilustrações de Joaquim da Fonseca, que complementam as palavras de Verissimo de maneira espetacular.
Traçando Madrid (ilustração de Joaquim da Fonseca): O escritor transforma o fantasma de Goya em seu anfitrião e com ele passeia pela cidade, visitando museus, restaurantes e lugares interessantes.
Traçando New York (ilustração de Joaquim da Fonseca): O escritor revela a “Big Apple”, sua gente, sua arquitetura, belos momentos e interessantes detalhes que dão vida à cidade. Sua crônica capta o estilo norte-americano de viver com lucidez e o devolve ao leitor num texto saboroso, que jamais dispensa boas doses de seu refinado humor.
Traçando Paris (ilustração de Joaquim da Fonseca): Verissimo faz uma viagem sentimental pela capital francesa, mostrando pontos turísticos e locais que frequentou, servindo como um mapa cultural para o leitor. O fascínio daquela que já foi a capital cultural do ocidente há de insinuar-se profundamente no espírito do leitor.
Traçando Porto Alegre (ilustração de Joaquim da Fonseca): O escritor fala de sua cidade natal e mostra um pouco da alma do povo porto-alegrense através de crônicas e ilustrações. Para quem quer conhecê-la, eis uma ótima oportunidade para um primeiro contato com a capital gaúcha; para quem já a conhece, [é a oportunidade de rever sua beleza transfigurada em textos e imagens.
Traçando Roma (ilustração de Joaquim da Fonseca): Verissimo revela visões diversas de Roma. Visita lugares conhecidos e outros nem tanto. É um mergulho no cotidiano de uma cidade rica em contrastes e de um povo interessantíssimo, resultando em um mapa cultural da capital italiana.