Jequitibá, uma pequena cidade mineira localizada na região Central, é um destino encantador para quem busca sossego, contato com a natureza e tradição. Cercada por belezas naturais, o que se destaca na cidade é a maneira como ela mantém viva sua história e manifestações culturais.
De 11 a 14 de setembro, Jequitibá promove o 35° Festival de Folclore, que costuma atrair cerca de 30 mil turistas. Gratuita, a programação reúne grupos folclóricos, teatrais e musicais, preservando saberes passados de geração em geração e celebrando a diversidade da cultura popular.
A tradição começou em 1986, quando o morador Geraldo Inocêncio de Souza levou para casa grupos folclóricos. Um ano depois, nascia o festival que, em 1988, já consolidado, rendeu a Jequitibá o título de "Capital Mineira do Folclore". Desde então, grupos se reúnem para enaltecer a história de Minas.

O festival tem início com desfile dos grupos folclóricos, para na sequência se apresentarem pelas ruas da cidade. Toda a cidade passa a ser um palco a céu aberto às manifestações folclóricas, entre elas congadas, reinados, folia do Divino, boi da manta e cavalinho-de-pau, entre dezenas de outras.
O interessante é que essas tradições não se resumem a uma celebração anual, estão no dia a dia dos moradores. A transmissão dos saberes populares garante que o folclore de Jequitibá continue vibrante e genuíno, atraindo visitantes que buscam uma experiência profundamente autêntica.

O nome Jequitibá originou-se do Jequitibá branco, árvore presente na região. Dotada de belezas naturais como gruta, rochas, montanhas, rios e matas nativas, a cidade é muito procurada pelos praticantes de esportes radicais como mountain-bike, trekking e cavalgadas.
As igrejas centenárias, como a Matriz do Santíssimo Sacramento (1788), tombada como patrimônio histórico estadual desde 1979, e a Capela Nossa Senhora do Rosário (1887), onde se concentram cortes de reinado, congadas e folias do Divino nos dias de festa, são vestígios de sua história.
Serviço:
O quê: 35º Festival do Folclore
Onde: Jequitibá (MG)
Quando: 11 a 13/9
Programação: Instagram @folclorejequitiba
Como chegar:
De carro: A rota mais comum é pegar BR-381, no sentido de Vitória (ES), por cerca de 30 km, até a saída para a MG-232, no trevo de Caeté/Sabará. A partir daí, siga as placas que indicam a direção de Jequitibá. A estrada é bem sinalizada e, na maior parte do tempo, em boas condições. A viagem dura, em média, de 1h30 a 2 horas.
De ônibus: A empresa responsável pela linha que faz o trajeto é a Viação Saritur e sai da Rodoviária de BH. Preço a partir de R$ 57,52.