Covid-19

Companhias áreas anunciam flexibilização nas políticas de troca e cancelamento

Medidas foram anunciadas devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) , que tem afetado fortemente o setor de turismo

Por Dayse Aguiar
Publicado em 12 de março de 2020 | 17:18
 
 
 
normal

As diversas restrições de circulação anunciadas em alguns países    devido a pandemia do coronavírus (Covid-19) tem afetado fortemente o setor de turismo e, consequentemente, refletido de forma negativa no mercado aéreo global.

Com medo do atual cenário, muitas pessoas estão cancelando suas viagens e, em resposta à crise, as companhias aéreas estão anunciando flexibilizações em suas políticas de compra, cancelamento e troca de passagens.

Em nota, a Copa Airlines informou que prioriza o bem-estar e a tranquilidade dos passageiros e, para isso, será possível ajustar o itinerário sem taxa de alteração em passagens compradas de  5 a 31 de março de 2020. As alterações poderão ser feitas até 15 de junho de 2020, quando a nova viagem também deve ser concluída. As novas políticas também aplicam-se para bilhete prêmio e os reembolsos e cancelamentos deverão ser aplicados de acordo com as condições das regras tarifárias.

Já a Air France ressaltou que, para qualquer reserva feita antes de 31 de março de 2020, o passageiro terá até 31 de maio de 2020 para adiar a data da partida sem taxas de alteração, sujeitas à disponibilidade da mesma tarifa. A nova viagem deverá começar até 31 de maio de 2020 e ser reservada na mesma classe (ou seja, com a mesma tarifa). Se a classe de reserva original não estiver mais disponível, será necessário pagar a diferença da tarifa. Àqueles que tiverem voos cancelado e não quiserem mais viajar poderão obter um reembolso do bilhete junto ao agente de vendas ou através do site da companhia.

No mercado doméstico, os impactos ainda não foram sentidos, mas a previsão é que a partir de março a situação mude à medida que mais casos sejam confirmados no Brasil. Antecipando-se à crise, algumas empresas brasileiras já anunciaram que irão garantir reembolsos em alguns de seus voos para países Itália e Portugal. 
A Latam, que além do Brasil opera em diversos países da América do Sul, informou que a rota São Paulo – Milão foi suspensa até 16 de abril. 

Já a Azul informou que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto e que tem como destino ou origem a Itália. Voos para outros países, como os Estados Unidos estão mantidos por ora.
A Gol não cancelou ou alterou suas rotas por enquanto.

Segurança
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) “devido à maneira como o ar é filtrado e circula nos aviões, a maioria dos vírus e outros germes não se espalham facilmente. Embora o risco de contágio nas aeronaves seja baixo, os viajantes devem tentar evitar o contato com passageiros potencialmente infectados e lavar suas mãos com água e sabão ou utilizar desinfetantes para as mãos que contenham de 60% a 95% de álcool”.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!