Dezembro chegou, e a magia do Natal já está no ar em diversos municípios de Minas Gerais. O start para a celebração foi dado no último sábado, 2 de dezembro, com a inauguração oficial da iluminação da praça da Liberdade e do Natal da Mineiridade, que deve conectar este ano mais de 400 municípios do Estado. 
  
Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, as praças e ruas de Minas já estão decoradas. “Na capital, o Natal da Mineiridade acontece tradicionalmente na praça da Liberdade e, este ano, com inovação: vamos inaugurar a iluminação nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro e teremos mais de 50 cantatas”, destaca.  
  
A expectativa é que mais de  3,2 milhões de visitantes passem pelas cidades mineiras neste período. O foco são os turistas que circulam dentro do próprio Estado e nos Estados vizinhos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Há uma expectativa de aumento de 20% no volume de turistas em relação ao ano passado. 
  
Neste ano, a Cemig fez novamente um chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais para o Natal da Mineiridade, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Estima-se que cerca de 400 cidades participem do processo. Ao todo, serão destinados até R$ 5 milhões para as propostas aprovadas. O resultado foi divulgado nessa segunda-feira (4). 


Sonho de Natal (Barbacena) 

Vista aérea da inauguração da árvore de Natal em Barbacena, localizada na área da fonte luminosa

Desde o dia 14 de novembro, Barbacena, a 172 km de Belo Horizonte, está mais iluminada e colorida. O Sonho de Natal foi criado em 2021 para resgatar o espírito solidário das pessoas, muito afetado pela pandemia. Bem-sucedido, a terceira edição vem para consolidar a Cidade das Rosas como referência nacional em celebração natalina, aproveitando a proximidade dos três maiores centros urbanos do país. 
  
São mais de 150 mil lâmpadas de microLEDs, 500 figuras temáticas e espaços instagramáveis, como Presente Gigante, Mega Bola de Natal, Roda-Gigante da Turma do Papai Noel, Trenzinho e Trenó do Papai Noel. “Além de ser a Cidade das Rosas, também estamos nos tornando conhecidos pelos eventos natalinos”, diz Alexandre Braga, diretor de Cultura, Desporto e Turismo de Barbacena. 


  
O reforço da programação é o Grupo Ponto de Partida, que faz, desde os anos 1980, encenações voltadas à cultura brasileira. No espetáculo “Mineiramente”, a diretora Regina Bertola conta a história de Minas Gerais a partir das canções de Ary Barroso, Fernando Brant, Lô Borges e Milton Nascimento, tudo isso costurado pela mineiridade dos textos de Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa. 

"Mineiramente" inaugurou a iluminação do Sonho de Natal no dia 14. Para abrir a programação no dia 15, o Pontode Partida apresentam duas obras de seu repertório: "Cortejo de Reis", inspirado em duas tradições natalinas mineiras, o Pastoril, já quase extinto, e a Folia de Reis, e "Auto de Natal" (foto acima).

Para o ator Ronaldo Pereira, também gestor do Ponto de Partida, o Pastoril é um tradição autêntica, festiva, bem mineira. "Convidamos mais de 40 artistas locais para nos acompanhar pelas ruaas da cidadee uma banda de sopro. Temos 46 anos de estrada e nunca fizemos ua paceria tão legal", comenta.

Pereira destaca que o imaginário coletivo do Natal com Papai Noel, trenó e neve tem pouco a ver com nós, mineiros, que damos valor aos presépios, aos cortejos, às Folias de Reis.  O desfile será seguido de um "Auto de Natal" (foto abaixo) na igreja Matriz de Nossa Senhorada Piedade, com canções de Natal de diversos países. " A gente encena a história de Jesus em um musical", define.


  
Na área da fonte luminosa, na praça dos Andradas, uma árvore de Natal e o trenzinho do Noel são os trunfos para atrair a criançada. A Vila do Papai Noel é outra atração para os pequenos: o “bom velhinho” e seus duendes recebem, por seis horas diárias, os visitantes em um grande presépio com dimensões reais. Já a Câmara Municipal, entre 16 e 23 de dezembro, exibirá projeções mapeadas na fachada e terá apresentações de artistas em suas sacadas. 
  
A chegada do Papai Noel será no dia 16 de dezembro, às 10h. As Paradas Natalinas vão acontecer nos dias 17 e 21 de dezembro, às 19h, com mais de 150 figurantes divididos em 15 alas temáticas. De 22 a 24 de dezembro, haverá apresentações do Presépio Vivo. No último dia, véspera de Natal, a programação será toda dedicada às crianças, com brinquedos gratuitos e distribuição de pipoca, algodão-doce e picolé.


Natal Poços de Luz (Poços de Caldas) 

Decoração de Natal no Parque José Affonso Junqueira, em Poços de Caldas
  
Outra cidade que ganhou luzes, brilho e decoração foi Poços de Caldas, a 462 km da capital mineira, no dia 4 de novembro, quando a cidade completou 151 anos. De acordo com a prefeitura, o Natal Poços de Luz tem investimentos de R$ 3 milhões e conta com mais de 1,5 milhão de microlâmpadas de LED em prédios públicos, ruas, praças e parques.

“O que a gente traz de diferente neste ano é a Árvore da Lua, na praça Pedro Sanches, painéis instagramáveis de luzes em diversos pontos da cidade, os tubos Snowfall e uma tecnologia inglesa de cordões de LED em movimento em mais de 30 árvores, no parque José Afonso Junqueira e nas termas”, salienta o secretário municipal de Turismo, Israel de Souza Pereira. 
  
Entre os espaços enfeitados para receber cerca de 400 mil turistas até 16 de janeiro de 2024, além do parque, estão as árvores e ruas do centro da cidade, como as avenidas João Pinheiro e Portugal, as ruas Assis Figueiredo e São Paulo, as praças Pedro Sanches, Pedro II, dos Macacos e das Rosas; o Relógio Floral, a rodoviária, o complexo da Urca, a estação Fepasa e vários prédios públicos do centro histórico. 

Os túneis de luz na decoração de Poços de Caldas
  
“Realizado há 12 anos, o Natal de Poços gera movimento para o comércio local. Por esse motivo, estendemos até 16 de janeiro para atender um pedido do trade turístico. Esperamos um crescimento de 10% a 15% no volume de turistas”, enfatiza o secretário de Poços, cidade que se beneficiou, nos últimos anos, da publicidade proporcionada pela gravação de novelas como “Além da Ilusão” e “Amor Perfeito”, esta mais recente. Em janeiro, começam, no município, as filmagens de novos episódios de “Turma da Mônica”, série do Globoplay. 
  
No dia 1º, a cidade inaugurou a Casa do Papai Noel, no antigo Clube de Xadrez, em frente à praça dos Imigrantes. O “bom velhinho” chegou em uma carruagem elétrica para a surpresa da criançada. Uma programação cultural deve tomar conta da cidade até 23 de dezembro, com shows, cortejos, presépios, corais, teatro lambe-lambe e intervenções artísticas na área central e na zona leste da cidade, descentralizando o eixo cultural.


Natal Cultural das Montanhas (Monte Verde) 

Abertura oficial do Natal de Monte Verde  foi no dia 29/11
  
No dia 29 de novembro, o ritual de entrega da chave do município ao Papai Noel pelo prefeito de Monte Verde, a 480 km de Belo Horizonte, abriu mais um Natal Cultural das Montanhas, em comemoração aos 73 anos do distrito de Camanducaia. Até o dia 30 deste mês, cerca de 30 atrações gratuitas aguardam aproximadamente 200 mil turistas. 
  
O tema escolhido para a decoração deste ano é “Contando Histórias 2023 e Desenhando Sonhos”, sendo inspirado em Jaime Pina, artista que eternizou a história de Camanducaia em textos e desenhos em bico de pena no livro “De Jaguary a Camanducaia – Janelas para o Tempo”. Ele é o personagem local homenageado nesta edição. 
  
Realizado pela Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move), em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, a celebração natalina deste ano foi estendida também à sede e ao distrito de São Mateus de Minas. “Este é o quarto ano que estamos realizando o evento, e esperamos repetir o sucesso das edições anteriores e surpreender todos”, comenta Rebecca Wagner, presidente da Move. 

No Natal Cultural de Monte Verde, personagens natalinaos e muita diversão
  
A principal atração do Natal Cultural nas Montanhas é o espetáculo “Despertar das Luzes”, que acontece nos dias 9, 16 e 23 de dezembro, na avenida Monte Verde, o qual um trem percorre as ruas da cidade acendendo as luzes de forma encenada. Outro destaque é a Casa do Noel, que receberá visitantes até 25 de dezembro. Neste ano, as oficinas de pintura Bauer serão oferecidas com vagas limitadas e gratuitas. 
  
A pintura Bauer é uma técnica original da Alemanha e retrata a natureza de forma simples, com flores, arabescos e pássaros em cores vibrantes. Você poderá encontrar obras de arte do estilo Bauer espalhadas por diversos lugares do distrito, como nos bancos da avenida principal, nos ateliês e em suvenires.


Natal de Ouro Preto – Luz e História

O Natal de Ouro Preto terá apresentações de bandas e cantatas das fachadas dos casarões
  
Folia de Reis, pastorinhas, encontro de corais, bloco Zé Pereira dos Lacaios, bandas de música, cortejos natalinos, encenações teatrais. A 70 km de Belo Horizonte, o Natal de Ouro Preto – Luz e História faz uma correção de rumo e se conecta à história e à riqueza de seu patrimônio, mostrando ao visitante a cultura tradicional da cidade histórica. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, serão mais de 30 grupos em diversos pontos da cidade, alguns posicionados nas sacadas dos casarões, em apresentações até o dia 23 de dezembro. . 
  
Uma grande árvore de Natal, superior a oito andares, será novamente montada na praça Tiradentes. A abertura acontece oficialmente no dia 8, com a inauguração das luzes e cortejo natalino com participação da Sociedade Musical Bom Jesus das Flores, acompanhada por personagens como a Patrulha Canina, Mickey, Minnie, Anna, Elsa, Olaf, os elfos, Papai Noel e Mamãe Noel. Haverá, ainda, feira de Natal com a apresentação do coral do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) do campus Ouro Preto. 

O interior da Casa da Ópera de Ouro Preto, que vai ser entregue revitalizada durante o Natal
  
O ponto alto é a entrega da Casa da Ópera à comunidade, no dia 15 de dezembro, completamente restaurada. Segundo Malta, as obras começaram em outubro de 2022, custaram cerca de R$ 800 mil, aprovados com recursos do poder municipal, e incluem a reforma arquitetônica e os elementos artísticos. No dia 16, a casa de espetáculo mais antiga do Brasil sedia o Encontro de Corais. A expectativa, segundo o secretário, é incrementar o turismo cerca de 15% a mais do que ano passado, quando a cidade atraiu em torno de 100 mil turistas. 
  
Como nas edições anteriores, já há 50 anos artistas de todo o país participam do Concurso Nacional de Presépios, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), utilizando todos os tipos de materiais. No último dia 2, uma exposição, com parte do acervo do concurso doado à entidade, foi inaugurada no Centro de Arte Popular. As inscrições para a 51ª edição terminam nesta quarta-feira (6), e o resultado será divulgado na quinta (7). Os trabalhos serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto.


Natal Tiradentes 

Tiradentes já está decorada e iluminada para o Natal
  
Tiradentes, a 190 km da capital mineira, é outra cidade que tem investido em decoração e programação natalinas para potencializar o número de turistas. Até o dia 6 de janeiro de 2024, o Natal da cidade histórica aposta na programação cultural — com cantatas, concertos, cortejos, coreto musical e casa do Papai Noel — na iluminação e decoração e na oferta gastronômica. 
  
O Natal Tiradentes é organizado pela Luth Produções, com o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal. Antes de 2019, os empresários da cidade fechavam o comércio. A ocupação hoteleira ficava abaixo de 10%. Com a criação do Natal Iluminado em 2019, a ocupação já chega a 60%. Este ano, a cidade espera receber cerca de 100 mil turistas, 30% a mais do que no ano passado.  

Um dos destaques da programação em Tiradentes são as projeções na Capela de Bom Jesus da Pobreza
  
O grande espetáculo está não só na iluminação especial das praças e casarões da cidade, mas também nas projeções na fachada da Capela Bom Jesus da Pobreza, no largo das Forras. Tiradentes ainda cresce no Natal ao priorizar artistas, artesãos e trabalhadores locais para desenvolver todo o projeto natalino, que custou em torno de R$ 600 mil, obtidos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 
  
“Queremos valorizar o artista local. Garimpamos esses profissionais para ajudar na estrutura da decoração de Tiradentes”, afirma Luiz César Costa, da Luth Produções. Ganham espaço artesãos como Cleber Wierman, o Clebinho,e Lucas Santana, que criam decorações a partir de chapas de ferro como matéria-prima, e Toti, fundador da Oficina de Agosto.


Natal Encantado (Extrema)

Extrema faz do Natal Encantado uma celebração voltada para as crianças

Com uma proposta diferente do ano passado, a cidade de Extrema, quase na divisa com São Paulo,faz uma celebração voltada às famílias com crianças. "Criamos um Natal diferenciado e esperamos atrair cerca de 2.000 turistas por dia", afirma Ana Paula Odoni, secretária Municipal de Turismo. Boa parte desse público é paulista - a cidade mineira fica a 110 km de São Paulo.

Entre as atrações do Natal Encamtado de Extrema estão uma árvore de Natal com uma casa onde as crianças poderão depositar cartas e concorrer ao sorteio de 20 bicicletas, uma casa com personagens natalinos, presépios em tamanho real, os shows "Papai Noel e as Noeletes" (9/12), "A Magia do Mundo Encantado" (17/12) e “O Natal das Princesas"(23/12), além da Corrida Encantada (17/12) e de uma árvore de Natal com escorregador e jatos de neve. 

Árvore de Natal com escorregador e jatos de neve

A iluminação e decoração já adornam as praças Cel. Simeão, Presidente Vargas, Olinto da Fonseca, João Batista de Morais Filho e da Saudade, onde ocorre aos sábados a feira de artesanato. Um dos destaques é a projeção mapeada, pela primeira vez, no Santuário de Santa Rita nos dias 14, 15, 16, 17, 21, 22 e 23/12. O custo do Natal Encantado é da ordem de R$ 1,8 milhão, com recursos próprios da administração municipal e via leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.


Natal de luz (Guaxupé)

São ao menos dez árvores de Natal espalhadas por Guaxupé

O Natal de Luz de Guaxupé (MG) começa no dia 1/12 e e estende até 7 de janeiro de 2024. São 37 dias de festividades na área central e nas periferias da cidade. Segundo o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Alexandre Buled, todos os elementos e decorações utilizadas em anos anteriores são guardadas em um galpão e reciclados para o Natal seguinte. O investimento deste ano é de R$ 1, 6 milhão.

Guaxupé se orgulha em propagar de tero maior Natal de Minas Gerais. "Desde 2013, investimos mais de R$ 13 milhões no Natal e reciclamos todo o material. Nosso investimento só não é maior do que o da praça da Liberdade", afirma. Neste ano, são dois Papai Noéis, três presépios e 10 árvores gigantes iluminadas em diversos pontos da cidade, além da decoração de ruas e praças. A expectativa é atrair um público de 20 mil pessoas por dia.

O Centro de Eventos Nabih Zaiat foi inaugurado no Parque da Mogiana

A novidade do Natal de Luz é, segundo Buled, é a criação do conceito Parque do Papai Noel, que foi instalado no recém-inaugurado Centro de Eventos Nabih Zaiat, no Parque da Mogiana, maior área ambiental da cidade. O local tem uma área coberta com capacidade para 1.200 pessoas sentadas. Neste ano, ainda, Papais Noéis itinerantes irão percorrer os bairros da periferia da cidade.

Segunda cidade do Estado com uma unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Guaxupé promove o 3º Concurso Regional de Presépios até 6 de janeiro. A nova sede da entidade foi inaugurada no prédio da antiga Cadeia Pública, onde vai abrigar cursos sobre artes e restauro. A inauguração da Faop-Guaxupé integra as ações comemorativas pelos 55 anos da Faop.