Desde o dia 15 de março, as companhias aéreas estrangeiras com voos no Brasil estão emitindo comunicados para esclarecer aos passageiros sobre sua política de remarcação e cancelamento de voos. O avanço do coronavírus fez também a norte-americana American Airlines, a panamenha Copa Airlines e a turca Turkish Airlines cancelarem todos os voos no Brasil. É importante que, antes de cancelar a viagem, o passageiro conheça o posicionamento de cada empresa ou aguarde um comunicado oficial daquelas que ainda não se manifestaram publicamente. 

O Ministério Público recomenda o reembolso de passagens aéreas em razão da pandemaia de coronavírus. Mas a devolução pode ocorrer em um prazo de até 12 meses. A maioria das companhias está adotando duas medidas: a possibilidade de remarcação do bilhete sem taxa e/ou mudança de itinerário ou oferecimento de um voucher como crédito para utilizar em outra viagem com prazo de um ano a partir da compra do bilhete. Nesse segundo caso, o passageiro apaga a diferença tarifária.

Neste post, atualizamos a política de flexibilização de viagens de cada empresa. Confira o que diz cada companhia aérea em relação à remarcação, ao adiamento e ao cancelamento de viagem.

Aerolineas Argentinas 
Na página da Aerolineas Argentinas, acesse o box "Informação importante sobre o coronavírus", que o direciona para o comunicado. Segundo a Aerolineas, passageiro com voos cancelados (para qualquer data) não terá cobrança de penalidade nem diferença de tarifa para viagens até 30/11/2020. Se decidir voar após 1º/12/2020, é cobrada diferença tarifária. Passageiro sem voos cancelados, com data de viagem de 15 a 20/3/2020 e de 10 a 15/4/2020 que queiram fazer uma alteração, também não terá cobrança de taxa, mas apenas a diferença tarifária, se houver, para voar até 30/11/2020.
Informações: aerolineas.com.ar e/ou +54 9 11 4940 4798 (whatsApp) ou 0800-761-0254 (Central de Atendimento)

Aeromexico
Bilhetes adquiridos até 31/5/2020 podem ser remarcados até 31/10/2020. Não há cobrança de alteração de data, respeitando a mesma rota e cabine paga. Caso haja mudança de rota, a diferença tarifária deve ser paga no momento da reserva.
Informações: aeromexico.com

Air Canada
No topo da página, a Air Canada apresenta sua política de flexibilização. A empresa aérea dá o passo a passo no site. Para voo antes de 31/3/2020, não será cobrada taxa de remarcação, mesmo que o viajante queira alterar o destino. O passageiro terá um crédito pelo valor total, que poderá ser utilizado de 31/3/2021. Se o voo foi cancelado, ele também receberá um crédito pelo valor total, que poderá ser utilizado no prazo de 24 meses a partir da data do cancelamento do seu voo.
Informações: aircanada.com

Air Europa
No site, um boxe traz comunicado sobre a flexibilização de voos. Se o bilhete tiver sido emitido antes de 1º/4/2020 e o passageiro planeja voar antes de 30/6/2020, pode reagendar sem custo. Para depois de 15/6, paga-se diferença de tarifa. O mesmo critério vale para voos cancelados pela companhia no período de 26/3 a 30/4, exceto os de 27 e 28/3, até agora confirmados. Se não quiser viajar, a opção é utilizar o crédito, que será transformado em voucher, no prazo de um ano.
Informações: aireuropa.com  ou 0800 892 3076 (Central de Atendimento)

Air France
A Air France tem um comunicado sobre os procedimentos adotados nas aeronaves por conta do coronavírus e alteração de voos em três idiomas: francês, inglês e espanhol. Ela informa que introduziu temporariamente uma política de taxa zero de alteração para todas as passagens. O cliente pode alterar a data e o destino para reservas feitas até 31/3/2020 para viagens até 31/5/2020. Se já possui passagem para viajar até 31/05, a Air France permite trocá-la ou pedir o reembolso se: 1. sua nova data de saída for anterior a 31/5, paga-se diferença tarifária; 2. se preferir viajar depois de 31/5 ou alterar seu destino, é possível trocar a sua passagem por um voucher, válido para ser utilizado também com as parceiras KLM e Delta Airlines.
Informações: airfrance.com.br

Alitalia
Há informações no topo da página para quem comprou passagem até 31/5. A companhia pede para que o cliente não entre em contato com o call center, a menos que for viajar nos próximos três dias. Informa ainda que as pessoas com aéreo têm até 31/12/2020 para mudar reserva ou pedir reembolso do bilhete, sem conbrança de multa. Para alterar a reserva, o passageiro recebe um voucher de igual valor ao do bilhete adquirido, válido por um ano, com base na data de partida do voo original, para viajar para qualquer destino oferecido pela Alitalia. Já para reembolso é preciso esperar até 12 meses após a data da solicitação. O mesmo procedimento é válido para voos cancelados.
Informações: alitalia.com/pt_br ou (11) 3958 7959 (Call Center)

American Airlines
No site, a companhia aérea diz que vai honrar com todas as alterações e valores dos bilhetes. Ensina o passo a passo para alterar e cancelar a viagem. Ela informa que só cobrará diferença tarifária. Lembre-se de que a American cancelou temporariamente suas operações no Brasil. Clientes impactados poderão remarcar seu voo ou solicitar reembolso.
Central de atendimento no Brasil: aa.com ou 3004-5000.

Avianca Internacional
No topo do site, a Avianca dá o caminho para alterar ou cancelar a viagem. Quem adquiriu bilhete para voar após 30/4 e tiver comprado entre 4 e 31/3, poderá alterar seu itinerário sem penalidade. Se você viajar após 30/4, deverá alterar a data com 15 dias de antecedência para a data original do voo. As diferenças tarifárias serão aplicadas somente se houver. Se o passageiro já sabe quando deseja viajar, há um link para alterar o itinerário para voar até 31/12/2020.
Informações: avianca.com/br/es/

British Airways
Na companhia, a informação vem em destaque na página. Passageiros poderão alterar o destino, a data da viagem ou ambos sem pagar taxa de alteração, em todas as novas reservas efetuadas a partir de 3/3 até 31/5/2020, ou receber um voucher para as reservas com partidas até 31/5. Para cancelar a reserva, a pessoa é direcionada a um link para preencher um formulário. Se quiser viajar futuramente, recebe um voucher para remarcar a viagem até 12 meses, pagando, se houver, diferença tarifária.
Informações: britishairways.com

Copa Airlines
Como a American Airlines, a empresa aérea panamenha suspendeu todas as operações entre os dias 23/3 e 21/4/2020. O site dá bastante destaque para isso e direciona o cliente a dois links. O passageiro entra no site, coloca sua reserva e seu sobrenome e faz a pesquisa para cancelar a reserva. Cliente impactados também podem  entrar contato a partir de 21/4 para verificar as opções de reembolso, acomodação ou remarcação. A companhia garante a utilização do bilhete até 31/12/2021.
Informações: copaair.com ou 0800 886 2672  (Central de Atendimento)

Delta Airlines
O site tem uma versão em português. No topo da página, em destaque, há a possibilidade de mudar ou cancelar o voo. O passageiro é direcionado para um tópico para encontrar sua reserva. A Delta está dispensando todas as taxas de alteração para viagens afetadas pelo coronavírus com embarque em março, abril ou maio de 2020, além de todos os bilhetes comprados entre 1º/3 e 15/4/2020. O passageiro pode mudar as datas de viagem ou cancelar a reserva até 31/12/2020, mas estará sujeito à diferença tarifária na remarcação. Pode, ainda, receber crédito para uso futuro caso deseje cancelar a viagem e remarcar depois.
Informações: delta.com

Emirates
A Emirates anuncia em seu site: "Voar ou não voar, damos total apoio à sua decisão". Basta preencher o formulário de solicitação de voucher de viagem para remarcar o voo posteriormente, que tem validade até 12 meses a partir da data de emissão. Os clientes com reservas para viagens até 30/6/2020 podem remarcar os voos para qualquer destino da Emirates dentro da mesma região, sem taxa de remarcação ou pagamento de qualquer diferença de tarifa.
Informações: emirates.com/br

Flybondi
Com um amarelo gritante, o site da Flybondi chama a atenção para #informaçõesimportantes". Todos os voos internacionais da companhia foram cancelados. Para remarcar a passagem sem custo até 30/4, basta acessar booking.flybondi.com/pt/manage/manage-booking, colocando código e sobrenome, pagando a diferença tarifária se houver. Já para cancelar e deixar a passagem em aberto, é necessário enviar um e-mail para cv19@flybondi.com, solicitando o envio de um voucher com o valor original do bilhete até 30/4. Se quiser o reembolso de suas passagens com data de voo entre 23 e 31/3, poderá fazê-lo escrevendo para devoluciones@flybondi.com.
Intormações: flybondi.com/br ou 08008912754 (Central de Atendimento)

Iberia
Um lembrete aparece logo que se abre o site. Para voos entre 1º/3 e 31/5/2020, a companhia oferece um voucher com validade para viajar até 31/3/2021, sem restrições de data, excetos em feriados ou datas comemorativas listadas no site.
Informações: iberia.com/br

KLM
Depois de clicar no item "Reembolso", abre-se outro, "Travel voucher", para alterar ou cancelar viagem até 30/9/2020. Outra maneira é fazê-lo por meio do tópico "Minha Viagem". Os bilhetes são válidos por um ano e podem ser usados em voos da KLM, Air France, Delta e Virgin Atlantic. Não há informações sobre devolução do valor.
Informações: klm.com

Lufthansa
Há um box no site sobre atualização dos voos. As companhias aéreas do Lufthansa Group – Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Air Dolomiti – salientam a flexibilização das viagens. Caso o voo seja cancelado, o bilhete permanecerá válido e poderá ser usado posteriormente. A definição da nova data de viagem poderá ser feita até 31/8/2020 sem cobrança de taxa para a remarcação, independentemente da classe de reserva. Caso o valor total do novo bilhete seja superior ao do comprado, o passageiro também contará com um desconto de 50 euros no eventual pagamento residual. Essa política é válida para bilhetes emitidos até 31/3/2020 contendo voos confirmados para até 31/12/2020.
Informações: lufthansa.com

TAP Portugal
A companhia aérea forneceu um site para clientes afetados por cancelamentos de voos (refunds.flytap.com) para obter um voucher no valor do bilhete para viajar futuramente e outro endereço (flytap.com), que permite viajar no prazo de um ano para qualquer destino operado pela TAP. A empresa libera o passageiro de pagamento de taxa e pede que acompanhe as informações atualizadas no endereço flytap.com/pt-pt-/ultimas-atualizacoes. A TAP cancelou todos os voos nas capitais brasileiras, com exceção de São Paulo e Rio de Janeiro.
Informações: flytap.com

Turkish Airlines
Todos os voos estarão suspensos a partir de 27/3 até 17/4/2020. O site é todo em inglês e não permite tradução. No "The Novel Coronavirus", há seis tópicos. Em resumo, a Turkish permite que os passageiros com bilhetes emitidos até 12/3/2020 e com viagem até 31/12/2020 os remarquem sem taxas. A alteração poderá ser feita somente uma vez para viajar até 28/2/2021.
Informações: turkishairlines.com ou 0850 333 0 849 (Central de Atendimento)

United Airlines
A United já explicita em seu site que não há taxa para bilhetes adquiridos entre 3 e 31/3/2020 e que o passageiro terá um ano para remarcar, podendo pagar diferença tarifária. Se ele decidir cancelar o voo, terá reembolso em em até 12 meses a partir da data de emissão.
Informações: united.com