Para a maioria das pessoas, uma viagem ao México se resume a Cancún e à Riviera Maya, o trecho de litoral que se estende por 150 km ao sul do famoso destino mexicano, com praias azul-turquesa, resorts para todos os gostos (e bolsos) e cidadezinhas charmosas, como a agitada Playa del Carmen ou a descolada Tulum. O que poucos sabem é que o interior da Península de Yucatán reserva segredos incríveis e um dos hotéis mais impressionantes que já conheci na vida: o Chablé Yucatan (chableresort.com), a 30 minutos de Mérida, a maior cidade da região. Não sou o único a ter me deslumbrado com o hotel. Desde sua abertura, dois anos atrás, ele já levou vários prêmios, com destaque para o Prix Versailles de melhor arquitetura/design de hotel no mundo.
A receita não é simples e junta natureza, história, misticismo e muito bom gosto. A propriedade foi uma das importantes fazendas de sisal da região, durante os tempos de colônia. A casa principal foi excepcionalmente restaurada e abriga recepção, biblioteca, loja de produtos locais, bar e uma adega impressionante. Espalhadas pelo jardim, outras construções coloniais foram aproveitadas para abrigar um fumoir de charutos e o restaurante de alta gastronomia comandado pelo chef Jorge Vallejo, hoje considerado o 11º melhor do mundo.
Tequilas
Além da cozinha mexicana contemporânea, o restaurante tem o maior acervo de tequilas do mundo – são mais de 3.000 garrafas diferentes. Outras construções antigas, já em ruínas, foram usadas como hall de entrada para vários dos 40 quartos do hotel, chamados por eles de “casitas”. Cada unidade tem mais de 200 m², piscina privativa, duchas interna e externa, e vários mimos.
A cereja do bolo é a casita royal, com 900 m², três suítes e uma piscina enorme que atravessa antigas ruínas para acabar no banheiro do quarto principal. Não dá nem vontade de sair, mas há muito o que fazer por ali. As ruínas maias de Uxmal ficam a 40 minutos e são uma visita indispensável. Chichen Itzá, sítio arqueológico que reúne as mais famosas, fica a uma hora e meia, bem no meio do caminho para o litoral. A cidade de Mérida, com seu centro histórico agitado, também vale a visita.
Cenotes
Várias outras fazendas coloniais da região foram restauradas e têm ótimas opções de restaurantes. A cidadezinha de Izamal chama atenção pelas casas todas pintadas de amarelo e pelas ruínas maias que foram aproveitadas pelos espanhóis para a construção de um mosteiro católico. Quem quiser pode privatizar um cenote, piscinas naturais dentro de grutas, para um piquenique gourmet e um banho em contato com a natureza.
De volta ao hotel, o spa oferece uma experiência única. Construído em torno de um cenote sagrado para os maias, o espaço é, ao mesmo tempo, suntuoso e autêntico. Há várias atividades previstas o dia todo, desde diferentes tipos de ioga a aulas de boxe. Mas o grande destaque é o temazcal, uma cerimônia milenar tradicional dos maias, utilizada para purificar corpo e alma. Acompanhados pela xamã, os participantes passam quase três horas indescritíveis em um iglu aquecido por pedras vulcânicas. Só vivenciando para conseguir entender a energia e a intensidade dessa experiência.
Caso o Chablé Yucatan não caiba no seu orçamento, na região há outras fazendas históricas, também transformadas em hotéis requintados e de bom gosto, como a Hacienda Temozon e a Hacienda San Jose (thehaciendas.com). Sem dúvidas, a região é uma opção perfeita para esticar as férias no Caribe mexicano.
Tulum
O destino mais descolado
A uma hora e meia ao sul de Cancún, Tulum vem se consolidando com um dos destinos de praia mais “cool” do mundo, no melhor estilo rústico-chique. Pequenas pousadas, lojas de designers radicados na região e restaurantes charmosos se multiplicam ao longo dos 10 km de estrada à beira-mar. A maioria das pousadas oferece bicicletas para explorar ao máximo esse trecho.
Mukan Resort
Exclusividade na reserva
A estrada que atravessa Tulum segue para a Reserva da Biosfera de Siam Ka’an, uma enorme área de preservação com praias desertas, mangues e lagos. Uma das únicas construções da região é o Mukan Resort, um pequeno hotel de apenas dez acomodações, acessível em uma hora de lancha desde Tulum. O serviço é totalmente personalizado e fora de série.
Breathless
Agito e festa à beira-mar
Para uma experiência mais animada, o hotel Breathless Riviera Cancun (breathlessresorts.com.br/Riviera-Cancun), da AMResorts, tem clima de festa desde o momento do check-in. O hotel tem tudo incluído, com sete restaurantes à la carte e bebidas premium, mas o grande destaque fica por conta da programação agitada, com DJs tocando na piscina e balada até o dia amanhecer.
*Rafael Romeiro é expert em turismo de luxo e diretor da FVO Travel