Em uma localização turisticamente estratégica, a apenas duas horas de ferry de Helsinque, na Finlândia, e pouco mais de três horas por terra de São Petersburgo, na Rússia, Tallinn é uma das cidades medievais mais bem-preservadas da Europa.
O centro da cidade, protegido por uma muralha fortificada e várias torres construídas há quase 800 anos, é cortado por ruelas estreitas e sinuosas, mas pode-se dizer que todos os caminhos levam à praça principal, a Raekova Plats.
Cercada por belas construções góticas, a praça era sede do mercado e ponto movimentado da cidade desde o século XI. Flanar por ali e tomar um drink nos terraços dos café vendo o vaivém de locais e turistas é dos bons programas para uma tarde de verão.
Telliskiv
Com menos de 500 mil habitantes, Tallinn é uma das menores capitais da Europa, mas nem por isso deixa de ter suas áreas cosmopolitas e descoladas. A poucos minutos de caminhada do centro histórico, o distrito de Telliskivi, antes ocupado por fábricas e depósitos margeando uma ferrovia, hoje é o epicentro cool da cidade.
As antigas construções, ora abandonadas e tomadas por grafites, hoje fazem parte da paisagem e abrigam bons cafés, cervejarias artesanais, lojas de designers locais e galerias de arte.
Para comprar comidinhas ou para um refeição em clima de mercado, o Balti Jama Turg, antigo mercado tradicional da cidade, foi revitalizado seguindo a linha de novos mercados europeus que têm virado queridinhos de turistas, como o da Ribeira, em Lisboa.
Para dormir, o hotel Telegraaf oferece design contemporâneo em um edíficio histórico, que foi sede dos correios da Estônia em séculos passados, refletindo esse contraste bem-sucedido de história e vanguarda que tanto se vê passeando pela cidade.
Quick Tips
Polos Norte e Sul
Expedições se popularizam
A Quark Expeditions, especializada em expedições à Antártica e ao Ártico, acaba de trazer ao Brasil seu mais novo navio, o World Explorer, para que possa ser conhecido pelos principais agentes de viagens do país. O número de clientes brasileiros nas expedições cresceu mais de 1.000% nos dois últimos anos. Para 2020, a viagem de 16 a 26 de março tem um desconto especial de 50% para o mercado brasileiro. os valores estão a partir de US$ 6.497 por pessoa.
Courchevel
Para amantes de doces
Um dos mais exclusivos hotéis de montanha do mundo, o Le K2 Palace, em Courchevel, estação de esqui nos Alpes franceses, reabre em dezembro o restaurante Sarkara, que oferece unicamente sobremesas no menu. A ideia inusitada, comandada pelo chef Sebastien Vauxion, fez história recentemente ao ser o primeiro restaurante só de doces no mundo a conquistar uma estrela no renomado “Guia Michelin”.
Roma
Luxo para se sentir em casa
O grupo Rocco Forte, que já tem dois dos melhores hotéis de Roma, acaba de inaugurar um novo conceito na cidade. A Rocco Forte House é uma opção de acomodação exclusiva, em um palacete com cinco suítes, em frente à Piazza di Spagna. É a opção ideal para famílias ou grupos de amigos que queiram se sentir em casa na “Cidade Eterna”. Além de toda a comodidade do serviço de hotelaria e mordomos, os hóspedes podem utilizar áreas sociais e serviços do Hotel de Russie e Hotel de la Ville.
Rafael Romeiro é expert em turismo de luxo e diretor da FVO Travel
Quer conferir os bastidores das nossas viagens e ter acesso a dicas quentes de turismo no seu feed? Siga-nos no Instagram @superviagemoficial.