Com 5% de crescimento e um público de 17 mil participantes, a 31ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris) terminou no último sábado com números positivos. Durante dois de evento, 2.700 marcas - entre companhias aéreas, redes hoteleiras, seguros-viagem, operadores, destinos nacionais e internacionais - exibiram suas novidades e serviços para os agentes de viagens. "Quebramos a barreira através da internacionalização do evento", afirmou Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi & Zorzanello, empresa que organiza a feira. Sessenta e cinco destinos internacionais, entre eles três da Ásia, estiveram presentes.
Segundo Zorzanello, mais de 35% dos visitantes eram de fora do Sul do país e de São Paulo, também 7% dos inscritos vieram de fora do Brasil. Entre os destaques dessa edição, dois espaços chamaram muita atenção dos visitantes - o Wedding, extremamente bem-decorado e localizado ao lado do Luxury, com 34 expositores - e o Bem-Estar e Termalismo, estreando na feira com sessões de massagens para os participantes. O Espaço Cultural e Religioso reuniu católicos, budistas, espíritas e praticantes do candomblé - em uma tenda um pai de santo jogava búzios. Hoje, o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano no país.
"Cada vez mais sabemos que trabalhar o turismo segmentado é uma realidade", enfatizou Zorzanello. Outro destaque da edição foram as mais de 4.000 agendas de reuniões marcadas por meio do aplicativo e da ferramenta Buyers Club, novidades tecnológicas que visavam otimizar o tempo e aumentar a produtividade na geração de negócios.
Marta Rossi, fundadora do Festuris e CEO da Rossi & Zorzanello, exaltou a parceria público-privada na consolidação do evento e anunciou a data da próxima feira: 5 a 8 de novembro de 2020.