Na Serra da Mantiqueira, Gonçalves reúne cachoeiras, sossego, aconchego e boa gastronomia A 480 km de Belo Horizonte, a cidade promove de 12 e 20 de junho a 10ª edição do Giro na Cidade, festival cultural que reúne cerca de 30 atrações culturais gratuitas,
A novidade desta edição é que as sacadas, as varandas e os alpendres das casas e comércio da cidade serão improvisados como palcos para receber todas as atrações. Sem a presença de público, por conta da pandemia, o evento será todo transmitidas pelo site oficial e seu perfil nas redes sociais.
"Os moradores cederam o espaço, tão característico da arquitetura de cidades do interior, e eles foram ocupados pelos artistas para as gravações. E foi muito bonito ver as casas se tornando um cenário para uma apresentação artística”, conta Vera Pena, uma das idealizadoras do festival.
Programação
A programação dá prioridade a artistas locais, uma vez que tem como objetivo promover a cultura local. “Além de entretenimento para o público, reforçamos a cultura produzida na região e fomentamos o aprendizado por meio dela”, comenta Solange Rocco, que também é da organização.
Consta da programação shows, apresentação de piano da Lira Nossa Senhora das Dores, serestas, apresentações teatrais e circenses. Também é possível participar gratuitamente de oficinas de composição musical, percussão para crianças e produção cultural para juventude.
A edição deste ano faz parceria com a Festa Literária Além da Letra, que foi adiada em 2020. Além de oficinas, mesas literárias terão como convidados Xico Sá, Semayat Oliveira, Ni Brisant, Binho, Santana Filho, Regina Rennó, Silvia Camossa, Nara Vidal, Ondjaki, Décio Zylbersztajn e Marcelino Freire.
Confira toda a programação clicando aqui no site oficial do evento.