Até 2019, o Uruguai reinava soberano no posto do Carnaval mais longo do mundo: 40 dias de festa. Neste ano, porém, o Rio de Janeiro roubou a coroa ao anunciar seus 50 dias oficiais de folia. Mas os vizinhos ainda ostentam – com um orgulho devido – o título de maior bateria composta por tambores da América Latina: são 2.000 pessoas tocando. Com o “chico”, o “repique” e o “piano”, os integrantes dos blocos fazem dezenas de milhares de espectadores vibrarem com o sonoro candombe.
A folia no país vizinho começou na última semana, no dia 23, com o desfile inaugural na avenida 18 de Julho, em Montevidéu. O auge do evento, porém, é o “Desfile de Llamadas”, que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro, nos bairros Sul e Palermo da capital uruguaia.
O tradicional desfile evoca os encontros dos negros escravizados que se reuniam fora da cidade durante os séculos XVIII e XIX. É um espetáculo forte e comovente. Os grupos, conhecidos como “comparsas”, seguem acompanhados por multidões.
A tradição atrai turistas de toda parte, inclusive brasileiros, que começam a conhecer a festa. Durante o Carnaval, a ocupação hoteleira chega aos 90% na capital.
Interior
A festa momesca não fica restrita à capital uruguaia. Além de Montevidéu, todas as cidades do interior têm sua própria folia até meados de março. É comum que em cidades fronteiriças com o Brasil, como Rivera, Artigas e Melo, os desfiles adotem bastantes elementos do Carnaval brasileiro.
Murga
O Carnaval uruguaio é fruto do encontro de influências europeias e africanas. A Murga, importante selo cultural da festa, tem um quê do Carnaval de Veneza. Utilizando do humor, com roupas e maquiagens peculiares, um grupo de foliões desfila pelas ruas tocando seus instrumentos e cantando a plenos pulmões suas canções.
Serviço
Operadora. CVC
Informações. acesse cvc.com.br
Inclui: Passagem aérea e três noites de hospedagem no Hostel Hispano (ap. duplo) com café da manhã
Saída: 21/02
Preço: A partir de 4.068 por pessoa
Mais informações sobre a programação de carnaval em uruguaynatural.com.