Mais de mil atletas, devidamente equipados com suas bicicletas, ocupam o município de Diamantina neste último fim de semana de julho, para desbravá-lo na maratona "Sertão Diamante" de mountain bike. Os percursos elaborados atravessam o Parque Estadual do Birbiri, importante parada para turistas brasileiros. São 95 km para aqueles que optarem pelo trajeto longo e 60 km para o percurso reduzido, no qual os atletas largaram 30 minutos após o início oficial, às 8h30. 

Para o segundo dia de provas, o domingo (28), o destino é o Distrito de Extração (Curralinho), cujo trajeto se estende ao longo de 63 km. Para quem não deixa seus jovens atletas em casa, um terceiro percurso foi planejado: este destina-se a pré-adolescentes e adolescentes com idades entre 12 e 15 anos, com 30 km por dia em direção aos belos pontos turísticos escolhidos. 

Esta é a sétima edição do "Sertão Diamante" e conta com 39 categorias, todas elas contemplam ciclistas com idades entre 17 e 60 anos (ou mais), vindos para Minas Gerais de inúmeros municípios e diversos estados brasileiros, entre eles Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Ceará e Goiás.

Pesquisas realizadas em anos anteriores apontam que a maior parte dos atletas são homens e, em 2019, dos 1.042 inscritos, 107 são mulheres e cinco estão na categoria destinada a portadores de necessidades especiais. Os pré-adolescentes são oito e 251 atletas correm em duplas. 

Com patrocínio da Prefeitura de Diamantina, da Trip Aventura e da Groove Bikes, a organização do evento solicitou aos atletas doações de alimentos não-perecíveis que serão doados a moradores de comunidades por onde a prova passa e a instituições e projetos sociais locais. "A Sertão Diamante busca ser uma prova sustentável, com total respeito ao meio ambiente, ao atleta e sua equipe, ao município e região que a recebem", pontuam os responsáveis.