África

Marrocos, um país de muitas faces

Praias, campos, montanhas, desertos e cidades exóticas num destino que foge do lugar-comum


Publicado em 09 de dezembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

O Marrocos começou a ficar em evidência no Brasil em 2001, quando foi cenário da novela da TV Globo “O Clone” e, mais recentemente, em 2013, quando sediou Mundial de Clubes da Fifa. A novela não está mais no ar e o Mundial terminou sem a vitória do Atlético Mineiro, mas as atrações do país africano percorreram o imaginário dos brasileiros.

No ano passado, segundo dados do Turismo do Marrocos, 25,6 mil brasileiros visitaram o país. O número é pequeno se comparado ao de outros países, mas representou um crescimento de 97% em relação aos últimos cinco anos e de 386% em comparação a 2005. A expectativa, porém, é que o número de brasileiros alcance 50 mil nos próximos dois anos.

A não obrigatoriedade de visto, a formatação de roteiros com guias que falam português e, principalmente, a operação de voos diretos da Royal Air Maroc entre São Paulo e Casablanca, com cinco frequências semanais e duração de aproximadamente nove horas, são fatores que ajudaram a alavancar esses números. Além da Royal, as companhias aéreas TAP, Turkish Airlines e Emirates contam com boas ofertas de voos com conexões saindo do Brasil. Outra possibilidade para os brasileiros visitarem o país africano é combiná-lo com outros destinos, como Espanha e Portugal ou Turquia, Dubai e Egito.

O Marrocos costuma atrair brasileiros pela curiosidade em conhecer de perto essa cultura exótica, a receptividade do povo e o contraste de praias, deserto e picos nevados, além, é claro, das construções seculares. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!