Negócios & Promoção

Minas Gerais Destino 5 Estrelas: a nova campanha para atrair viajantes

Lançamento será na feira Travel Next Minas e turistas poderão avaliar destinos por meio de plataformas e redes sociais; Secult formaliza parceria com o Sebrae

Por Paulo Campos
Publicado em 21 de junho de 2023 | 15:30
 
 
 
normal

O lançamento de uma grande campanha de mídia e de promoção dos atrativos de Minas Gerais dentro e fora do Estado vai abrir oficialmente, no dia 23, a Travel Next Minas. Painéis espalhados pelos espaços estarão relacionados à campanha Minas Gerais Destino 5 Estrelas. A proposta é que o visitante avalie os destinos mineiros por meio de plataformas do Google e de suas redes sociais. O evento de negócios – que acontece durante dois dias, no centro de eventos do Power Shopping Centerminas, no bairro União – espera receber, de acordo com os organizadores, cerca de 3.000 visitantes, entre agentes de viagens e profissionais ligados ao turismo.

Destinada ao público B2B (business to business), a Travel Next Minas também selará a parceria entre o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), e o Sebrae MInas em um café para 300 convidados no dia 23, às 13h. O Sebrae participará da promoção dos destinos turísticos, marcando presença em todas as feiras de turismo dentro e fora do Estado, visando alcançar as metas de geração de emprego e renda, que segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, são ousadas.

"O convênio também vai fazer com que haja maior aproximação do Sebrae com a Secult no que se refere ao empreendedorismo e na elaboração de rotas turísticas prioritárias, como a do Espinhaço. O Sebrae também vai oferecer a capacitação para gestores e produtores culturais aprenderem a fazer projetos para poderem receber os recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc", afirma Oliveira. Neste ano, a previsão, de acordo com o gestor, é distribuir recursos para municípios em editais da ordem de R$ 780 milhões.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, explica que, por meio de programas como o 'Prepara Gastronomia' e o 'Check in Turismo', o Sebrae vai oferecer suporte empresarial, capacitações para a qualificação dos produtos e serviços, criação de rotas e produtos turísticos, apoio na formação das governanças, e ainda, ações voltadas para o reposicionamento dos destinos já conhecidos a partir de novas experiências. "Não pouparemos esforços para fomentar a atividade turística no Estado", salientou.

Destino 5 estrelas

A campanha Minas Gerais Destino 5 Estrelas vai propor que os viajantes avaliem os destinos turísticos mineiros por meio de plataformas do Google e de redes sociais como Instagram e Facebook. "Queremos que as pessoas dêem estrelas aos destinos e criem interação com as plataformas de avaliação. O objetivo é criar engajamento com o destino Minas", explica o secretário Leônidas Oliveira.

Minas Junina

Além dessa ação, outra campanha, a Travel Next Week, vai oferecer descontos de até 20% em bilhetes aéreos, tarifas em hotéis, inclusive com criança free, pacotes de viagens e passeios. Entre as promoções que as agências poderão oferecer em seus sites aos clientes estão Machu Picchu a partir de 10 x de US$ 95 (parte terrestre) e pacote de seis noites de hospedagem com passagem aérea para o resort Jatiúca, em Maceió (AL), com uma entrada de R$ 1.120 e mais oito parcelas de R$ 420.

Em um espaço de 2.150 m², estarão distribuídos dois auditórios, área de convivência, praça de alimentação e um palco para experiências. No dia 23, no final do dia, o governo de Minas promove o Minas Junina, oferecendo aos participantes da feira quitutes e quitandas locais e apresentação da quadrilha Feijão Queimado, campeã no ano passado do Grupo Especial do Concurso Municipal de Quadrilhas do 43° Arraial de Belo Horizonte. O Minas Junina é um programa que visa estruturar, unificar e promover todas as festividades juninas no Estado.

Segundo previsão da Secult-MG, realizada em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), o fluxo turístico entre os meses de junho e julho, período de realização do programa Minas Junina, deverá ser de aproximadamente 6,5 milhões de pessoas. O aumento, segundo o órgão, é de quase 20% em relação às festividades do ano passado. Os participantes do Travel Next Minas ainda terão a oportunidade de participar de uma autêntica festa junina mineira – neste final de semana (23 a 25), acontece o Arraiá da Liberdade no Circuito Liberdade.

Capacitações

Até o momento, 2.330 agentes de viagens se inscreveram nas palestras e capacitações, cuja curadoria é do especialista em marketing digital Thiago Akira. Como palestrante, ele falará sobre "Como criar uma estratégia de conteúdo que vende no turismo?". Também ministrarão capacitações Saulo Boccanera ("Seja um agente da transformação"), Lívia Sá ("Ser apenas diferente não é suficiente"), Fernando Alves (Como gerar tráfego no Turismo?"), Daniel Turbox ("Como gerar melhores oportunidades através da automação?") e Bruno Barbosa ("Como fechar vendas em escala na agência de viagens").

Os destinos também promoverão capacitações e experiências. Estão confirmados Curaçao (o destino estreia neste sábado, 24, voo direto entre BH e Willemstad), Marrocos, Peru, o emirado árabe de Ras Al-Khaimah e Tailândia. Três companhias aéreas marcam presença: Azul, Copa Airlines e Gol. Entre os destinos nacionais estão Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além das cidades de Foz do Iguaçu (PR), Gravatá (PE), Porto Seguro (BA), São Luís (MA), Lagoa Santa e Santa Rita do Sapucaí (MG), além de consolidadoras, operadoras, hotéis, atrativos, parques, seguros-viagem, agências de receptivo e operadoras de cruzeiros marítimos.

Confira a programação completa do Travel Next Minas:

23/6 | SEXTA-FEIRA


Local: Palco da Liberdade

13h –
Abertura da Feira
13h – Solenidade de abertura da feira e anúncio da parceria Secult e Sebrae

Local: Auditório Aleijadinho

14h –
Minas Gerais: "Veredas: Do tradicional ao contemporâneo"
14h – Diversa Operadora: " DivPix 2.0 – Sua nova forma de ganhar mais comissão"
15h40 – Mato Grosso do Sul: "Desbravando Bonito"
16h30 – Porto Seguro: "Cada um tem um Porto Seguro em sua imaginação"
17h20 – Rio Grande do Sul: "Um novo posicionamento do Rio Grande do Sul no turismo"
18h10 – Paraíba jóia rara do Nordeste
19h - Minas Gerais: Ouro Preto e Tiradentes: As cidades para além da história

Local: Auditório Tiradentes

14h –
Thiago Akira: "Como criar uma estratégia de conteúdo que vende no turismo?"
15h – Tailândia, a “Terra dos Sorrisos”
16h – Saulo Boccanera: "Seja um agente da transformação"
17h – Curaçao - "Descubra uma ilha que tem tudo!"
18h – Lívia Sá: "Ser apenas diferente não é suficiente"

Local: Área de Convivência

Experiências
14h30 –
Rota das Doceiras
15h30 – Minas Gerais
16h30 – Rio Grande do Sul
17h30 – Minas Gerais
19h30 – Arraiá Travel Next

24/6 | SÁBADO

Local: Auditório Aleijadinho


14h – Ceará descubra esta alegria
14h50 – Mato Grosso do Sul: Pantanal
15h40 – Visite Rio Grande do Norte
16h30 – Conheça São Luís do Maranhão
17h20 – Pernambuco - Naturalmente incrível!
18h10 – Peruaçu: o tesouro do Norte de Minas

Local: Auditório Tiradentes

13h30 –
Lívia Sá: "Mercado de luxo, será mesmo?"
14h30 – Saulo Boccanera: "Seja um agente da excelência"
15h30 – Bruno Barbosa: "Como fechar mais vendas em escala na agência de viagens?"
16h30 – Daniel Turbox: "Como gerar melhores oportunidades através da automação?"
17h30 – Fernando Alves: "Como gerar tráfego qualificado no turismo?"
18h30 – Thiago Akira: "Como se posicionar num nicho de mercado no turismo?"

Local: Área de Convivência

Experiências
14h30 – Minas Gerais
15h30 – Santa Rita do Sapucaí
16h30 – Minas Gerais
17h30 às 18h – Ouro Preto

Inscrições para o evento (exclusivo para agentes de viagens e profissionais de Turismo): acesse o site Travel Next Minas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!