AÉREO

Belo Horizonte poderá ter voo para Roma no segundo semestre

Governador Zema já expressou em entrevista seu desejo de ligar as capitais mineira e italiana; Ita Airways seria responsável pela operação de três frequências semanais

Por Paulo Campos
Publicado em 19 de maio de 2024 | 16:16
 
 
 

Corre à boca miúda entre operadoras e agências de viagens que Belo Horizonte poderá ter um voo para Roma no segundo semestre deste ano. A concessionária BH Aiport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, não nega nem confirma a informação. Mas desde o ano passado há negociações do governo de Minas para trazer mais um voo internacional para Minas Gerais. A operação ficaria a cargo da Ita Airways, sucessora da Alitalia.

Em fevereiro deste ano em entrevista exclusiva ao jornal e portal O Tempo, o governador Romeu Zema comentou de seu interesse em ter mais um voo para a Europa, para Roma ou Alemanha. As negociações começaram em setembro do ano passado, quando o chefe do executivo mineiro foi cumprir missão internacional na Itália e na Áustria. Segundo fontes não-oficiais, a companhia italiana já estaria em processo de validação do voo.

“Hoje, temos voos que no passado não tínhamos para Santiago, Buenos Aires. Quero muito e tenho lutado para ter mais um voo para a Europa. Nós só temos hoje para Lisboa. Precisavámos ter um mais para leste ou para Roma, já que temos tantas empresas italianas aqui, ou ainda para a Alemanha. E também um para o Oriente Médio, que é abertura para ir para a Ásia, quem sabe Dubai, que dali você tem facilidade para ir para China, Japão. Estamos no momento pleiteando esses voos”, afirmou Zema em fevereiro deste ano em entrevista exclusiva a O Tempo.

Procurada pela reportagem, a concessionária BH Airport, disse, através de sua assessoria de imprensa, que não confirma a informação. Indagado sobre o novo voo, João Paulo Braga, presidente da agência Invest Minas, que esteve na comitiva do governo mineiro, resumiu: “Nós fomos à Itália e abrimos conversas promissoras com a Ita Airways. Desde nossa primeira reunião, as conversas não cessaram e evoluíram. O voo não está confirmado, mas estamos otimistas que venha a ser em breve”.

Sobre a Ita

No Brasil, a Ita opera 14 voos diretos semanais de Roma para São Paulo e sete da capital italiana para o Rio de Janeiro e São Paulo, além de Milão, Florença e Bolonha. Segundo o site Passageiro de Primeira, direcionado a milhagens e aviação, a companhia aérea italiana estuda, por enquanto, apenas possibilidade de voos para serem operados em Porto Alegre como conexão, na rota que originalmente liga Roma a Buenos Aires.

Desde quando começou a ser controlada pelo Ministério da Economia e das Finanças italiano em 2022, controladores da Ita deixam claro que o Brasil é um país estratégico para a empresa. Só no ano passado, 129,4 mil turistas italianos visitaram o Brasil, um crescimento de 49,10% em relação a 2022, quando 86.800 desembarcaram em aeroportos brasileiros. A Itália estaria em 10º lugar de no ranking de maiores emissores de turistas para o Brasil.

Para Christiana Gouthier, da agência Mapa Turismo, a possibilidade do voo da Ita é uma notícia simplesmente sensacional para o segmento de viagens. “Nosso aeroporto está tão bem estruturado, organizado e muito preparado para acolher os passageiros. A Itália é um destino supervisitado pelos mineiros, são muitas as possibilidades de rotas. E esse voo internacional partindo de BH tem potencial para incrementar ainda mais as viagens dos brasileiros para a Itália, para a Europa de uma maneira geral”, salienta.

Durante o governo de Romeu Zema, além dos voos já existentes da TAP para Lisboa e da Copa Airlines para Cidade do Panamá, foram inaugurados outros cinco voos diretos a partir do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: BH/Santiago, pela Latam; BH/Buenos Aires, pela Gol; BH/Curaçao, BH/Fort Lauderdale e BH/Orlando, pela Azul; e BH/Bogotá pela Avianca.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!