Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, na manhã desta segunda-feira (23), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), afirmou que a pasta trabalha com três vertentes para ameninzar os problemas relacionados ao coronavírus.
“A primeira delas é a possibilidade da suspensão do contrato de trabalho, que já foi editada pelo Ministério da Economia. A segunda é um trabalho junto à Senacom, do Ministério da Justiça, para que as empresas possam se cadastrar, sobretudo as do setor do turismo, em um site, para que haja uma conciliação com os consumidores que já compraram ingressos pra shows, viagens e outros eventos”, explicou.
O ministro disse que a terceira vertente é a criação de linhas de crédito, principalmente para o setor hoteleiro.
De acordo com Marcelo Álvaro Antônio, o setor já teve uma redução na taxa de ocupação para 5% a 10%. “Isso é um desastre, e as empresas estão com o faturamento totalmente comprometido. E há também uma preocupação com os funcionários, para que não haja demissões. Por isso melhoramos as condições de contratações de créditos, com a redução de juro, por exemplo”.
Sobre Minas Gerais, o ministro falou sobre uma sequência de eventos que prejudicaram o setor, citando também a tragédia da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana. “O momento agora é de fazer com que as pessoas sobrevivam, por isso estamos em contato direto com o governador Romeu Zema. O objetivo principal é manter as empresas funcionando até que essa fase passe”.