As praias e pontos turísticos lotados no último feriado da Independência em várias regiões do país acenderam o alerta do turismo. Para permitir uma retomada segura da atividade no Brasil, 27 entidades ligadas ao Movimento Supera Turismo Brasil lançaram nesta sexta-feira, no Hotel Hilton, em São Paulo, o Guia do Viajante Responsável, uma série de 23 orientações e recomendações para os turistas em suas próximas viagens.
O movimento Supera Turismo Brasil nasceu em 1º de junho, no auge da crise de propagação da Covid-19, como forma de planejar uma retomada gradual e segura do setor. "É a primeira vez que se juntou todas as entidades do turismo no país em torno de um mesmo objetivo", enfatiza Aldo Leone, cofundador do movimento e diretor da operadora Agaxtur.
O evento também serviu para reforçar a necessidade de seguir os protocolos de higiene e segurança, entre eles o uso obrigatório de máscaras, a higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distanciamento social. "O turista precisa mudar seu comportamento neste momento. A viagem depende de todos nós", reforçou Bruno Wedding, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
Para Marcelo Boeger, presidente da Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-estar (AMTSBE) e também consultor técnico do guia, temos de mudar o discurso "fique em casa" para "pode vir que é seguro", porque é possível voltar ao turismo de maneira consciente. As entidades aproveitaram a ocasião para lançar o selo Viajante Responsável.
O guia, que estará disponível em breve por QRCode em pontos turísticos do país e será também distribuído por diversos canais de turismo, já pode ser acessado no site movimentosuperaturismo.com.br. Confira abaixo as 23 recomendações:
- Use máscara durante todo o percurso
- Higienize sempre as mãos, use álcool em gel
- Mantenha distanciamento
- Certifique-se de que está em boa saúde
- Higienize a bagagem a cada etapa e ao voltar para casa
- Respeite as regras e os protocolos
- Prefira empreendimentos que tenham o selo Turismo Reponsável
- Procure sempre agências de viagens e operadoras
- Só viaje com seguro-viiagem
- Faça sempre check-in online e com antecedência
- Priorize o uso de QR Code
- Prefira passeios ao ar livre
- Em ambientes fechados, abra as janelas e prefira ventilação natural
- Ajude na preservação e conservação de recursos naturais
- Respeite e valorize a cultura local
- Consuma e valorize produtos locais
- Respeite os meios de subsistência
- Seja responsável pelo seu lixo
- Leve seu squeeze, seu copo e seu canudo reutilizável
- Diga não ao plástico
- Procure conhecer onde fica o hospital mais próximo
- Respeite a exigência do local
- Forneça comentários de viagens honestos