O belo Parque Estadual do Ibitipoca, localizado na Zona da Mata Mineira, está se tornando mais acessível. O Instituto Estadual de Florestas, responsável pela unidade, inaugurou nesta terça-feira (21) cadeiras de rodas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. A novidade permitirá que amantes de ecoturismo com dificuldades de locomoção também façam as trilhas famosas do parque, como a que leva à Janela do Céu, cartão-postal do destino.
Chegar a esse grande atrativo foi justamtente o desafio escolhido por Tauana do Nascimento, de 12 anos, para inaugurar a cadeira adaptada. A trilha até a Janela do Céu tem 16 km em seu percurso total (ida e volta). Acompanhada da família, ela realizou o sonho de chegar ao famoso ponto celebrado por turistas de toda parte.
Além de Tauana, Simara Silva, de 15 anos, e Lucas José dos Santos, de 27, testaram a novidade nesta terça-feira. A aprovação foi unânime.
Montanha para todos
As cadeiras, batizadas de juliettis, são fruto do projeto Montanha para todos, do casal Guilherme Simões e Juliana Tozzi. Elas contam apenas com uma roda, o que facilita o acesso a lugares acidentados. Amigos e familiares podem conduzi-la por meio de dois puxadores nas extremidades. A pessoa com dificuldade de locomoção fica sentada em um banco; segura por um cinto.
O casal criador de julietti sempre foi apaixonado pelas alturas e sentiu necessidade de criar o equipamento depois que Juliana foi diagnosticada com uma síndrome neurológica rara - o que reduziu a sua mobilidade. Guilherme esboçou a cadeira que foi fabricada numa serralheria. A iniciativa do casal acabou virando um instituto que hoje fabrica algumas cadeiras num sistema de financiamento coletivo.
O parque, um dos mais visitados do Estado, é a primeira unidade de conservação do IEF a oferecer juliettis ao público. As duas unidades foram adquiridas com fundos arrecadados em um jantar beneficente.
Agendamento
Interessados em usar a cadeira devem fazer um agendamento pelo e-mail peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br. O parque vai oferecer as duas unidades gratuitamente durante o horário de funcionamento, das 7h às 17h.
A condução da cadeira fica por conta dos interessados em fazer a trilha. Cada tipo de circuito tem uma orientação exata do número de condutores. A Janela do Céu (16 km), por exemplo, precisa de oito pessoas.