Nossa referência mundial em chocolate é a Suíça. O país é também o primeiro do mundo em consumo de chocolate per capita. No Brasil, a “capital do chocolate” é Gramado (RS). Há, desde 2018, um selo de procedência que atesta sua origem e qualidade. O produto é inclusive um suvenir, o preferido dos milhares de turistas que visitam a cidade. Por esse motivo, inspirado no sucesso do Natal Luz, a Páscoa virou um grandioso evento na região das Hortênsias e na Serra Gaúcha.

Hoje, as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis investem em decoração, desfiles e atividades lúdicas para crianças, sem esquecer, claro, o significado religioso da Semana Santa – a ressurreição de Cristo. “Nossa Páscoa pretende atrair famílias com crianças de 0 a 10 anos”, afirma Eduardo Zorzanello, diretor da Rossi & Zorzanello, responsável pela Chocofest de Nova Petrópolis, município a 35 km de Gramado, na região das Hortênsias.

NovaPetrópolis
Em sua 22ª edição, a Chocofest – que teve edições em Gramado e Canela desde sua estreia, em 1994 – mudou de casa em 2018. Em Nova Petrópolis, a Páscoa ganha um toque germânico para valorizar a cultura trazida pelos imigrantes alemães. São 21 osterbäume – árvores com galhos secos decoradas com ovos coloridos – espalhadas por toda a cidade. A proposta é que as crianças pintem os ovos e os pendurem nas árvores.

Com investimentos em torno de R$ 700 mil, a Páscoa em Nova Petrópolis terá como diferenciais o Planeta das Guloseimas, as casas do Conde Guloseima, da Bauducco, e da Vovó Coelha, Feira e Festival de Doces e a Vila do Açúcar. “É uma Páscoa com espírito comunitário”, afirma Zorzanello. No ano passado, o evento levou 180 mil turistas à cidade gaúcha – neste ano, a expectativa é atrair cerca de 200 mil visitantes.

Gramado
Em comum, a Páscoa em Gramado, Canela e Nova Petrópolis têm os tradicionais desfiles, as atividades lúdicas para crianças e a decoração temática nas praças e nas vias públicas. O evento gramadense é mais longo: começa em 20 de março e se encerra em 12 de abril, – além do desfile de Páscoa, tem ainda a procissão de Ramos no dia 5 e a procissão dos Passos, toda teatralizada, no dia 10, na avenida Borges de Medeiros.


De acordo com Iara Sartori, diretora de eventos da Gramadotur, autarquia responsável pelos eventos de cultura e turismo da cidade, a Páscoa deste ano terá cenografia ampliada e pretende enaltecer a importância do chocolate para Gramado. A única atração paga é o espetáculo teatral “Tito, um Coelho Atrapalhado”, no Palácio dos Festivais, sobre um coelho de bom coração que tem a missão de levar um ovo dourado para a fábrica de seu pai.

Serviço

Gramado
pascoaemgramado. net.br

Canela
canela.com.br/pascoa