Inverno chegando

Polo de Malhas no Sul de Minas registra crescimento nas vendas mesmo na pandemia

Fábricas e lojistas de Jacutinga e Monte Sião, duas das principais cidades da região, se adaptaram à nova realidade e descobriram no e-commerce um jeito de sobreviver à crise

Por Paulo Campos
Publicado em 20 de abril de 2021 | 15:24
 
 
 
normal

Belo Horizonte registrou no domingo temperatura mínima de 14ºC e máxima de 28ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Faltam dois meses exatos para o início do inverno, e um friozinho já faz a população retirar os agasalhos do armário. Esta sempre foi uma época muito aguardada por seis cidades do Sul de Minas, que compõem o Circuito Turístico das Malhas, e neste ano, mesmo com a pandemia, não será diferente. 

Fora da Onda Roxa do programa Minas Consciente desde sábado, a rota de malhas, tricô e crochê se prepara para a alta temporada com boas expectativas no crescimento de vendas. “O ano passado foi atípico, mas conseguimos superar as dificuldades e crescemos 50% em relação a 2019”, afirma José Norberto Carcioffi, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija).

E-commerce

O crescimento foi impulsionado pelas vendas online, que agora foram incorporadas à realidade das empresas. Até 2019, os municípios de Jacutinga e Monte Sião, dois dos principais polos do circuito, costumavam atrair, em abril e maio, milhares de visitantes, que lotavam ônibus de excursão oriundos de São Paulo, do Sul do país e de Minas, a maioria sacoleiras que levavam mercadorias até a casa do consumidor muito antes da era do e-commerce.

“Essa modalidade de venda veio para ficar”, reconhece Carcioffi, proprietário da TricotBella, loja voltada ao público feminino que comercializa acessórios, gorros, cachecóis, polainas, blusas e vestidos em tricô, tudo bordado à mão. No ano passado, apanhado de surpresa pela pandemia, ele precisou diminuir os turnos de trabalho na fábrica para não demitir funcionários, movimento que foi repetido pela maioria das indústrias locais.

WhatsApp

Alex Rodrigues, que está no ramo há 20 anos, se diz animado na pandemia: “Vendi 15% a mais do que em 2019 depois que dei uma fortalecida no site e no Instagram”. Com o impulso das vendas, o proprietário da Alex Tricot aumentou a produção na fábrica. “Tinha sete máquinas, agora tenho nove, e, se antes trabalhava de segunda a sexta, hoje são todos os dias. Além do mais, para dar conta das encomendas, terceiro a produção”, afirma.

Como Rodrigues, Regina Ciriaco da Silva hoje atende os clientes por WhatsApp. “Começamos a trabalhar com online ano passado, e hoje 80% de nossa clientela nos procura por Facebook e Instagram”, afirma a gerente da Tricotex Tricot. Com fábrica e loja próprias, a Tricotex produz peças 100% algodão estonado, o mesmo processo utilizado com o jeans, tudo, segundo Regina, com fios de primeira qualidade.

Até 2019, Jacutinga promovia a Fest Malhas no feriado de Corpus Christi, em junho, e atraía cerca de 200 mil pessoas à cidade, gerando negócios em torno de R$ 6 milhões. Pelo segundo ano, a Acija planeja uma feira virtual, porém desta vez com mais tempo de logística e embalada pelo sucesso do e-commerce. 

 

O freio da Onda Roxa

Em Monte Sião, a 22 km de Jacutinga, as vendas caíram 80% neste ano, se comprado com o mesmo período do ano passado. João Tadeu Dorta Machado, presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviço de Monte Sião, culpa a Onda Roxa pelo fechamento das lojas. “As encomendas das coleções do outono/inverno já estavam prontas, mas no início de abril a maior parte foi cancelada”, lamenta. 

Em 2019, a cidade recebia, neste período, cerca 120 ônibus de excursão, mas na semana passada apareceram apenas dez, “os primeiros do ano”, segundo Machado. Com o lockdown em São Paulo, encerrado em 11 de abril, atacadistas do Brás, tradicional região de comércio no centro de São Paulo, migraram para cidade. 

Para se adaptar à pandemia, muitas lojas também aderiram ao e-commerce. O setor de malhas e tricô é responsável por 80% do PIB do município. “Com o fim da Onda Roxa, esperamos que o turista comece a voltar”, afirma o prefeito José Pocai (PSL). Desde 2020, medidas de segurança foram intensificadas e permitiram que o comércio não fechasse as portas, com as lojas atendendo no limite da capacidade.

 

Serviço

Circuito das Malhas: Inclui as cidades de Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião e Ouro Fino. Para mais informações, acesse: circuitoturisticodasmalhas.com.br.

Onde comprar

Alex Tricot: Média de preço: R$ 39,90 / (35) 99902-0133 (WhatsApp) / alextricot.com.br /Alex Tricot (Instagram) /Alex Tricot (Facebook).

TricotBella: Preço entre entre R$ 15 e R$ 130. @tricotbella (Instagram) / (35) 999706-2088 (WhatsApp) / Malharia TricotBella (Facebook).

Tricotex Tricot: Preço entre R$ 34,90 e R$ 79,90 / @tricotextricot (Instagram) / (35) 9998- 11249 (WhatsApp) / tricotextricot (Facebook).

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!