Um empresário denuncia um aumento abusivo nas contas de água de duas lojas em que ele é proprietário, no bairro Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte. A fatura saltou de R$ 57, em dezembro de 2022, para R$ 750, em janeiro deste ano. Ilmar Serreti, de 59 anos, que é responsável pelos espaços, questiona o aumento já que os locais estão fechados desde o mês de julho do ano passado.
"Eu assustei quando recebi a cobrança. Achei que tinha algo errado, algum vazamento, mas fui na loja e estava tudo normal. O hidrômetro está fechado desde quando terminei a reforma", conta Serreti. A cobrança, segundo o empresário, é referente a uma das lojas em que ele é proprietário. "A fatura constava que tinha o consumo de 57 mil litros de água. Eu reclamei, conversei com a empresa e disseram que o valor seria devolvido, mas até hoje nada", relata.
Horas após a publicação da matéria, o empresário entrou em contato com a reportagem e informou que a Copasa havia reembolsado o valor paga a mais. Em nota, a Copasa confirmou a devolução do valor nesta segunda-feira.
“Quanto às leituras mensais, a Copasa esclarece que está sendo realizado um acompanhamento diário junto com o cliente por meio de contato direto do gestor da companhia com o mesmo”, concluiu.
Essa não é a primeira vez que a reportagem de O Tempo aponta os questionamentos de consumidores sobre o valor da fatura das contas de água deste ano. Na última semana, a reportagem apresentou o relato do bartender Douglas Roberto, que mora em um condomínio com oito apartamentos no bairro Jardim Guanabara, na região Norte da capital. Segundo ele, o valor médio da tarifa única do prédio é em torno de R$ 450,00. “Nossas contas dos últimos 15 meses não ultrapassaram R$ 600,00, isto quando todos os apartamentos estavam ocupados. Neste mês, veio R$ 1.290,00, justamente quando estamos com dois apartamentos praticamente vazios,” contou.
Também para a reportagem, um consumidor do bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste, denunciou, em anonimato, que a leitura do hidrômetro não estava sendo feita da forma correta em sua residência. “Visivelmente, eles fazem uma média do consumo. Sempre tem gente na minha casa e é seguro afirmar que não fazem as aferições mensais. Assim, o valor da conta oscila muito, mesmo tendo certeza que não tenho picos de consumo, nem reduções drásticas de gastos de água”, disse o consumidor que em fevereiro recebeu a fatura com o valor de R$ 1.171, quantia que é quatro a cinco vezes maior do que a média paga mensalmente.
Quanto aos dois casos publicados na última semana, a Copasa não justificou os aumentos, mas detalhou sobre a leitura dos hidrômetros. "São realizadas conforme calendário de faturamento, preferencialmente em dias úteis e horário comercial, mediante verificação mensal em cada imóvel da leitura atual, comparando-a com a leitura do mês anterior”, indicou.
A Companhia também orientou que os consumidores entrem em contato por meio de um dos canais de relacionamento caso percebam aumentos indevidos nas faturas. Os clientes devem informar o endereço completo ou os dados da conta de água, como matrícula ou identificador de usuário.
Os canais de relacionamento com o cliente são: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. A companhia ainda disse que as ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Procon investiga
O Ministério Público de Minas Gerais afirmou que está investigando a situação. "Sobre as questões apontadas na matéria chegaram representações que estão sendo analisadas pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor para definição de diligências e de eventuais medidas cabíveis. Por se tratar ainda de investigação preliminar não serão fornecidas mais informações neste momento", afirmou.
Reclamações podem ser feitas ao Procon pela internet. O MPMG recomenda ainda que reclamações sejam feitas na Ouvidoria da Arsae ou no site consumidor.gov.br.
Veja a nota da Copasa na íntegra, enviada para a reportagem publicada em 17 de fevereiro
A Copasa informa que as alterações nos valores das contas de água podem ser ocasionadas por diversos fatores, como vazamento nas instalações hidráulicas do imóvel, aumento do número de moradores, suspensão da tarifa social, por exemplo.
A Companhia reforça que as leituras dos hidrômetros são realizadas conforme calendário de faturamento, preferencialmente em dias úteis e horário comercial, mediante verificação mensal em cada imóvel da leitura atual, comparando-a com a leitura do mês anterior.
Para situações de alteração de consumo e não recebimento de fatura, em que cada caso tem que ser analisado separadamente, A Copasa recomenda entrar em contato por meio de um dos canais de relacionamento, informando o endereço completo ou os dados da conta de água, como matrícula ou identificador de usuário. Os canais de relacionamento com o cliente são: Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115; Agência Virtual no site www.copasa.com.br; ou pelo aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android. As ocorrências também podem ser registradas pela WebChat no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.